header top bar

section content

Torres de Iluminação do Estádio de Aurora ameaçam desabar e causam perigo a atletas

O município de Aurora foi um dos sete do Ceará que enviaram relatório para o TCM logo que o novo prefeito assumira o executivo municipal. O documento relaciona uma série de supostas irregularidades deixadas pelo ex-gestor Carlos Macêdo (PSB) e que serão devidamente analisadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios. Num relatório dos mais volumosos, […]

Por

13/03/2009 às 16h03

O município de Aurora foi um dos sete do Ceará que enviaram relatório para o TCM logo que o novo prefeito assumira o executivo municipal. O documento relaciona uma série de supostas irregularidades deixadas pelo ex-gestor Carlos Macêdo (PSB) e que serão devidamente analisadas pelo Tribunal de Contas dos Municípios.

Num relatório dos mais volumosos, contendo inúmeras informações o prefeito eleito Adailton Macedo fez constar todos os pontos mais significativos acerca da real situação administrativa encontrada. Dentre os indícios das irregularidades apontadas, constam as obras de construção do estádio de futebol local. Discrepâncias que vão desde a ausência de gramado até indício de erros nas estruturas e fundações dos postes da iluminação, segundo consta no relatório.

Torre de iluminação corre risco de desabamento
Na manhã desta quarta-feira, dia 11 correu a notícia de que um dos postos de refletores do estádio começou a ceder. Logo que foi informada a equipe da Secretaria de Cultura, Turismo e Desporto compareceu ao local para checar de perto tal informação. O que de fato ficou comprovado. O primeiro poste da margem esquerda do estádio apresentou sinais de deslocamento, notadamente devido a falta de uma base de concreto nas suas fundações e, principalmente pelo grande acúmulo de água no seu entorno, já que não existe nenhum mecanismo de drenagem das água pluviais.

O secretário da pasta de Cultura e Esporte do município José Cícero, já levou o caso ao conhecimento do prefeito em exercício Antonio Landim e mantêm contato com o titular que se encontra na capital federal. “Precisamos com urgência de uma avaliação técnica. Primeiro para saber como “barrar” o processo de deslocamento da torre e assim evitar que o problema se agrave e quem sabe até mesmo evitarmos um acidente maior”, disse o secretário. Depois, presumo que sejam necessárias medidas técnicas urgentes no sentido de se evitar que a mesma situação não venha a ocorrer com as outras torres, visto que é visível o encharcamento do terreno em grande parte de constituição argilosa. “O que naturalmente termina por não garantir uma boa sustentação das estruturas dos postes de concreto, longas e pesadas”. “Creio que também se fará preciso um laudo técnico de um especialista”, concluiu.

O prefeito Adailton Macedo que se encontra em Brasília tratando de questões municipais já está sendo informado do fato.

Condições do estádio
Portando, sem as devidas e necessárias fundações das torres da iluminação, bem como em face da ausência de gramado e de sistema de drenagem, mais um preocupante problema começa a aparecer. Cumpre destacar que a prefeitura aguarda a posição do TCM para que se possa realizar os primeiros levantamento para as devidas e necessárias obras de reconstrução, ampliação e reforma que o estádio necessita.

LUIZ NETO
Da redação do Diário do Sertão
Aurora-Ce

Tags:
Recomendado pelo Google: