header top bar

section content

São Paulo busca empate e avança na Libertadores

Na altitude de La Paz, Tricolor saiu atrás no placar, mas igualou com Calleri e garantiu vaga nas oitavas

Por Campelo Sousa

22/04/2016 às 10h26

Calleri fez o gol que classificou o São Paulo (Foto: Ivan Canelas Lizarraga/Reuters)

O São Paulo sofreu, mas conseguiu se classificar às oitavas de final da Libertadores. Precisando de um empate na altitude de La Paz contra o The Strongest, o Tricolor foi pragmático e segurou a igualdade em 1 a 1 até o fim. O argentino Calleri foi o herói da vaga ao marcar gol quando o clube brasileiro estava em desvantagem devido à falha de Denis em lance concluído por Cristaldo.

O São Paulo terminou a fase de grupos na segunda posição da chave A, com nove pontos, um a mais que o time boliviano. Depois de passar pelo Trujillanos, o River Plate foi a 11 pontos e ficou na ponta. Na próxima fase, o Tricolor enfrentará o Toluca, do México, sendo que o jogo de ida serpa no Morumbi.

O técnico Edgardo Bauza optou por deixar o meia Paulo Henrique Ganso no banco com a intenção de deixar a equipe mais veloz e com maior pegada. Os resultados foram os esperados: um time com pouca capacidade de criação, porém móvel. Wesley, que entrou no time, foi o responsável pela primeira chance do jogo aos 10 minutos, com chute de longe que passou muito perto.

Na partida de poucas chances, os bolivianos foram eficiente quando apareceu a deles. Aos 28, Pablo Escobar cruzou uma bola em direção ao gol. Ela não tocou em ninguém, Denis afastou mal e Cristaldo, quase embaixo da trave, completou de cabeça. O goleiro alegou um desvio no meio do caminho, o que deixaria o jogador do The Strongest em posição irregular. O árbitro nada viu e confirmou o gol.

Aos 43, o São Paulo utilizou a mesma arma do time da casa para empatar. Michel Bastos cobrou escanteio da direita e Calleri subiu mais alto que a zaga para cabecear para o gol. Foi o sétimo do argentino, que é o artilheiro da competição.

O Tricolor quase virou aos 45, com Kelvin, que faria um gol de placa. O atacante disparou pela direita, pedalou para cima de um defensor, cortou outro, mas na hora de finalizar mandou para fora.

No segundo tempo, o São Paulo ficou quase o tempo inteiro no campo de defesa, tentando segurar o resultado. Aos sete, Alonso recebeu a bola um pouco à frente da linha do pênalti, sozinho, mas escorregou na hora do chute e praticamente recuou para Denis.

Em busca da vaga, o time da casa arriscava como podia, principalmente em cruzamentos e tiros de longe, no entanto, a falta de qualidade e de precisão dificultava a missão dos bolivianos. Já os são-paulinos, desgastados pelos danos da altitude, se arrastavam para não sofrerem gol. Nos acréscimos, Denis ainda fez cera, recebeu o segundo amarelo e foi expulso. Como as três substituições já haviam sido feitas, Maicon foi para o gol, mas não antes de os jogadores de ambas as equipes se desentenderem.

band

Recomendado pelo Google: