header top bar

section content

Terrorismo: Jogo do Brasil era alvo de atentado, diz Bélgica

Extremistas do EI planejavam realizar atentado no Stade de France, em março de 2015, no duelo contra os franceses

Por Campelo Sousa

20/05/2016 às 07h50

Stade de France acabou sendo alvo de atentados em novembro (Foto: Charles Platiau/File Photo/Reuters)

O amistoso entre Brasil e França, realizado em março de 2015, no Stade de France, em Saint Denis, era um dos alvos que um grupo extremista estava planejando para realizar um atentado. As informações são do procurador federal da Bélgica Bernard Michel.

A partida, que o Brasil venceu por 3 a 1, teve um publico de 80 mil pessoas. O ataque só não aconteceu porque a célula extremista que planejava o atentado foi desmembrada dois meses antes, na cidade de Verviers, na Bélgica.

Nesta quinta-feira aconteceu um julgamento de 16 membros acusados de participar desta célula, e a hipótese do atentado foi levantada pelo procurador belga. O Ministério Público da Bélgica acredita que esse grupo seja o “embrião” daqueles que realizaram ataques a Bruxelas, no dia 22 de março, e a Paris, em novembro do ano passado.

“Verviers foi o rascunho de Paris. A imagem que aparece globalmente é clara, mesmo se ainda faltam peças. Trata-se do mesmo modo operatório, com pontos estranhamente semelhantes”, disse ele.

O grupo foi descoberto graças a escutas telefônicas realizadas a um belga que teria se juntado ao Estado Islâmico (EI). No apartamento em que a célula usava como esconderijo, a polícia encontrou armas e explosivos do mesmo tipo utilizados nos atentados de Bruxelas e Paris.

Dos 16 acusados no caso, só sete estão presentes no processo. Os demais estão ou mortos ou desaparecidos, a maioria combatendo na Síria, se acredita.

Band

Recomendado pelo Google: