header top bar

section content

Um ano após escândalo de corrupção, CBF ainda mantém presidente

41 cartolas foram indiciados e muitas federações viram os seus presidentes serem presos por corrupção

Por Campelo Sousa

27/05/2016 às 10h43

Marin (c) está cumprindo prisão domiciliar em Nova York, nos EUA (Foto: Lucas Jackson/Reuters)

Um ano depois da operação da polícia da Suíça, em cooperação com o FBI, que levou à prisão alguns dos principais dirigentes do futebol mundial, entre eles o então presidente da CBF, José Maria Marin, 41 cartolas foram indiciados e mais de uma dezena de federações viram os seus presidentes serem presos por corrupção.

Intocáveis como Joseph Blatter, Jérôme Valcke, Franz Beckenbauer e Michel Platini foram suspensos do futebol ou renunciaram. Mas uma entidade resistiu bem ao terremoto: a Confederação Brasileira de Futebol. Blindado pela falta de cooperação judicial entre Brasil e Estados Unidos, o presidente da CBF, Marco Polo del Nero, foi o único a se manter no poder, mesmo indiciado em território norte-americano.

Del Nero, Marin e o ex-presidente da CBF Ricardo Teixeira são acusados de receber milhões de dólares em propinas relacionadas com a Copa do Brasil, Copa Libertadores, Copa América e com o contrato com a Nike. Uma CPI foi aberta no Senado e o Ministério Público Federal começou a investigar.

Os suspeitos conseguiram uma decisão da Justiça no Rio, que tornou ilegal o envio de dados para a Justiça dos Estados Unidos. A Procuradoria Geral da República deu parecer favorável ao restabelecimento da troca de dados com os Estados Unidos. Mas enquanto a decisão não for julgada, a cooperação está parada.

Até agora, apenas o elo mais fraco deste esquema foi detido: Marin. Del Nero, depois de modificar o estatuto da CBF, continua a mandar no futebol brasileiro. Teixeira, apontado como um dos artífices do esquema de corrupção em denúncias de outros cartolas presos, também continua solto.

Mesmo na Fifa onde é investigado pelo Comitê de Ética, Del Nero considera que está “fora de perigo”. No início de maio, o auditor chefe da entidade, Domenico Scala, renunciou após uma reformulação de suas atribuições. Scala queria uma “punição exemplar” para Del Nero.

Na América do Sul, renunciaram os presidentes das federações da Colômbia, Venezuela, Peru, Chile e Bolívia. Na América Central, caíram dirigentes das federações de vários países. Argentinos, uruguaios e paraguaios também sofreram com as investigações.

No total, 15 dirigentes admitiram culpa nas irregularidades, entre eles o ex-presidente da Concacaf, Jeff Webb. Um ano depois do escândalo que abalou a sua estrutura, a direção do futebol mundial mudou. Menos no Brasil.

MARIN – Em prisão domiciliar em seu apartamento de luxo em Nova York, José Maria Marin aguarda o seu julgamento e uma próxima audiência no início de agosto. Enquanto isso, ganha uma liberdade cada vez maior. Com 84 anos, Marin, no início, era obrigado a manter um segurança na porta de seu apartamento 24 horas por dia e usar uma tornozeleira. Agora, desce até a academia de seu prédio três vezes por semana para fazer exercícios e esteira, sem qualquer segurança.

Às terças-feiras, ele pode ir ao supermercado. Toda quinta tem o direito a “programação livre” de 13 horas às 17 horas. Ele não fala mais de futebol, seleção brasileira ou do São Paulo, seu time de coração.

Band

Recomendado pelo Google: