header top bar

section content

CBF divulga tabela da Série D com os dois paraibanos em grupos invertidos

Campinense está no Grupo A9, ao lado de Fluminense de Feira, Murici e Sergipe. Já o Sousa está no Grupo A7, junto com América-PE, Galícia e Globo FC

Por Campelo Sousa

01/06/2016 às 12h45

De acordo com FPF, Campinense ficou no A9 para que pudesse disputar o último jogo da fase de grupos no Amigão (Foto: Marlon Costa / Pernambuco Press)

A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) finalmente divulgou, na tarde desta terça-feira, a tabela completa da Série D do Brasileiro, incluindo as duas equipes paraibanas que vão disputar o torneio. O Campinense, finalista do Campeonato Paraibano, está no Grupo A9, ao lado de Fluminense de Feira, Murici (Alagoas) e Sergipe. Já o Sousa está no Grupo A7, junto com América-PE, Galícia (Bahia) e Globo FC.

A entidade nacional já havia publicado parcialmente a tabela dos jogos com os 66 times definidos, faltando apenas os dois indicados pela Paraíba, que ficariam nos grupos A7 e A9. Enquanto os representantes paraibanos não eram definidos, devido ao atraso do campeonato estadual, a tabela indicava as duas vagas com PB1, no Grupo A7, e PB2, no Grupo A9.

Em um primeiro entendimento, acreditava-se que o PB1 fosse a equipe de melhor campanha na competição estadual, no caso era o Campinense. Tanto que, foi divulgado que a Raposa iria disputar a Série D pelo Grupo A7 e o Sousa, terceiro colocado, pelo A9.

Tabela, Série D (Foto: Divulgação / CBF)

Antes de serem definidos os clubes da Paraíba, as vagas estavam apontadas nos grupos A7 e A9 como PB1 e PB2
(Foto: Divulgação / CBF)

Entretanto, de acordo com informações da Federação Paraibana de Futebol (FPF), a CBF não havia definido que o time de melhor campanha seria o PB1 e que a marcação serviu apenas para orientar onde ficariam as vagas da Paraíba.

Além disso, a FPF ainda falou dos critérios para a definição dos dois times em cada grupo. O  primeiro foi baseado na campanha da Raposa, que por ter sido melhor do que a do Dinossauro, merecia encerrar a fase de grupos jogando em casa, no caso no Estádio Amigão, e isto só seria proporcionado caso o Rubro-Negro ficasse no grupo A9.

Outra questão apontada pela entidade máxima do futebol foi a geográfica. A CBF analisou a proximidade dos clubes que Campinense e Sousa enfrentariam para decidir os grupos e fez a alteração de forma que a logística de viagens para as duas equipes foi facilitada.

A Série D do Brasileiro começa no dia 12 de junho. E o Campinense vai viajar até Alagoas para enfrentar o Murici. Já o Sousa estreia em casa contra o Globo FC. As duas partidas acontecem às 16h.

GE

Recomendado pelo Google: