header top bar

section content

Spider, sobre luta em UFC neste sábado: “É um desafio pessoal e legal para a mente”

Ex-campeão dos médios do UFC revela que problema de saúde que o tirou do UFC 198 o fez refletir e querer fazer aquilo que ama acima de tudo: "Família achou loucura"

Por Campelo Sousa

09/07/2016 às 13h01

Anderson diz ver "desafio pessoal" em luta com Cormier (Foto: Evelyn Rodrigues)

Um dos maiores ídolos esportivos do Brasil, e um dos grandes nomes do MMA em todos os tempos, Anderson Silva surpreendeu o mundo ao se oferecer para substituir Jon Jones na luta contra Daniel Cormier no UFC 200. Em Las Vegas para o evento, o lutador disse que ninguém entre sua família, amigos e equipe acreditou que ele aceitara enfrentar o campeão dos pesos-meio-pesados em um evento de tamanha importância. O Spider disse estar em um momento da vida em que o principal é fazer o que o deixa feliz.

– Minha família achou uma loucura. Eles não acreditaram muito, meus amigos também não, e nem meus treinadores, porque depois da cirurgia eu não treinei mais… Não que eu não tenha treinado. Eu treinei um dia, outro não, mas não para lutar. Mas estou feliz, porque depois de tudo que eu já passei, os prós e os contras, todas as idas e vindas que esse esporte me deu, eu me considero um privilegiado. Agora é mais uma prova que eu me tornei um atleta mais completo. Independente do resultado, eu estou aqui porque amo fazer isso. Algumas pesoas até criticam, dizem que eu brinco e tal, mas aqui é onde eu posso expressar toda a minha felicidade. Esse é um momento na minha vida que eu posso dizer que estou feliz por fazer o que eu amo.

A cirurgia que sofreu para a retirada da vesícula biliar, e a sensação de que poderia ter morrido, mudou algumas perspectivas de Anderson Silva. O lutador disse que passou a dar mais valor a lutar e a estar com sua família. Para o Spider, nada que aconteça no octógono do UFC 200 mudará sua vida ou seu legado.

– Antes de estar aqui, na minha luta que era para ter sido no Brasil, eu passei por um momento que me deu uma reflexão muito grande. Do nada eu tive uma parada que poderia ter me matado. Fui operado às pressas, e aí veio o clique para o valor de algumas coisas. Hoje, não tem nada mais valioso para mim do que estar fazendo o que eu amo e estar do lado da minha família, das pessoas que me amam e que eu amo. Agora é continuar fazendo o que eu amo. Independente do resultado, nada vai mudar na minha vida e o que eu construí e todo o meu legado até aqui. Quero agradecer ao Cormier por aceitar a luta, porque ele podia não ter aceitado lutar comigo.

Falando sobre a luta e a difrença de peso entre ele e Cormier, Anderson Silva garantiu que a luta é um desafio para sua mente, e servirá para que ele não tenha arrependimentos quando se aposentar.

– Claro que tem uma diferença, mas nós dois somos lutadores. Ele desce de peso para bater o limite do peso-meio-pesado, e eu acabo subindo pra lutar nessa categoria. De certa forma, esse é o peso que eu ando normalmente. É um desafio pessoal, e um desafio legal para a minha cabeça, para a minha mente e para que eu possa realmente daqui a um tempo, quando eu parar, eu poder dizer que consegui desafiar todas as possibilidades e impossibilidades desse esporte.

UFC 200
9 de julho de 2016, em Las Vegas (EUA)
CARD PRINCIPAL (a partir de 23h de Brasília)
Peso-galo: Miesha Tate x Amanda Nunes
Peso-pesado: Brock Lesnar x Mark Hunt
Peso-meio-pesado: Anderson Silva x Daniel Cormier
Peso-pena: José Aldo x Frankie Edgar
Peso-pesado: Cain Velásquez x Travis Browne
CARD PRELIMINAR (a partir de 20h de Brasília)
Peso-galo: Cat Zingano x Julianna Peña
Peso-meio-médio: Johny Hendricks x Kelvin Gastelum
Peso-galo: TJ Dillashaw x Raphael Assunção
Peso-leve: Sage Northcutt x Enrique Marin
Peso-leve: Diego Sanchez x Joe Lauzon
Peso-médio: Gegard Mousasi x Thiago Marreta
Peso-leve: Jim Miller x Takanori Gomi

Sportv

Recomendado pelo Google: