header top bar

section content

Bolt é convocado pela Jamaica para tentar ganhar mais 3 ouros em olimpíadas

Bicampeão em 2008 e 2012, jamaicano tentará inédito tricampeonato olímpico no atletismo

Por Campelo Sousa

12/07/2016 às 08h58

Bolt pediu dispensa na seletiva jamaicana dos 100 metros rasos (Foto: Reuters)

A Associação Jamaicana de Atletismo (JAAA) anunciou nesta segunda-feira (11) a convocação dos 63 atletas que representarão o país no atletismo dos Jogos Olímpicos do Rio. Apesar de não ter participado das finais da seletiva nacional, Usain Bolt, como esperando, ganhou vaga nos 100m, nos 200 e no revezamento 4x100m — provas em que foi ouro nas Olimíadas de Pequim 2008 e Londres 2012.

Na semana passada, o presidente do comitê olímpico jamaicano, Michael Fennell, já havia revelado ao Estadão.com que Bolt continuava fazendo parte da perspectiva do país para a Olimpíada.

Bolt pediu dispensa da final dos 100 metros da seletiva jamaicana, há 10 dias, por problemas físicos, e deixou o futuro nas mãos da federação. O velocista sofreu uma lesão de grau um na coxa esquerda e fez a requisição de um atestado médico, sendo convocado, tanto nos 100m quanto nos 200m, pela vaga atribuída pela JAAA a partir de critérios técnicos. Os dois primeiros colocados – Yohan Blake e Nickel Ashmeade – tinham vaga assegurada.

Dono de seis medalhas olímpicas de ouro, Bolt tinha o segundo melhor tempo da temporada nos 100 metros quando a competição nacional teve início. Com o bom desempenho dos rivais Justin Gatlin e Trayvon Brommell na seletiva dos Estados Unidos, ele passou a ocupar o quarto lugar do ranking.

Considerando o período classificatório para obtenção de índice olímpico – 1º de maio de 2015 a 11 de julho de 2016 -, Bolt figura na segunda posição. A convocação dele deixa de fora Jevaughn Minzie, que terminou em terceiro lugar nos 100 metros da seletiva jamaicana e só vai correr o revezamento. Elaine Thompson, que também apresentou atestado médico depois de não participar da seletiva nos 200m, também foi convocada.

R7

Recomendado pelo Google: