header top bar

section content

Palmeiras joga nesta segunda-feira querendo abrir vantagem sobre o Flamengo

Com 54 pontos, igual ao Flamengo que empatou com o São Paulo sábado (1º), o Verdão pode se isolar na liderança do Brasileirão

Por Campelo Sousa

03/10/2016 às 08h17

Palmeiras pega o Santa Cruz (Foto: Cesar Greco/Ag Palmeiras/Divulgação)

O Palmeiras disputa nesta segunda-feira (3), às 20 horas, contra o Santa Cruz, no Recife, o seu 11.º jogo fora de São Paulo em 28 rodadas do Campeonato Brasileiro. É menos da metade do Flamengo, que já viajou 27 vezes até agora – a única partida da equipe carioca na cidade do Rio de Janeiro foi contra o Botafogo, no Estádio Luso-Brasileiro, em 16 de julho.

Com a viagem para Pernambuco, neste domingo (2), o Palmeiras chegou à marca de 22.334 quilômetros percorridos pelo País no Nacional – faltando dez rodadas para o fim do ano. Já o Flamengo acumula 51.271 quilômetros.

Se o Flamengo pouco fica no Rio devido à falta de estádio disponíveis na cidade, a rotina do Palmeiras tem sido mais tranquila. A grande maioria dos jogos da equipe até agora foi no Estado e região Sul. As viagens mais longas foram para Recife (duas vezes) e Brasília (também duas vezes, sendo uma delas para enfrentar o Flamengo).

PROXIMIDADE – Na 30.ª rodada, o Palmeiras não poderá jogar no Allianz Parque porque o estádio está alugado para o show do tenor italiano Andrea Bocelli. Mas, ao contrário do Flamengo, que chegou a transferir um mando para Natal – cidade localizada a 2.594 quilômetros de distância do Rio de Janeiro -, o Palmeiras optou por atuar contra o Cruzeiro na Fonte Luminosa, em Araraquara. O trajeto de 278 quilômetros será feito de ônibus pela delegação, sem a necessidade de pegar avião e cumprir seus trâmites. A escolha da cidade foi feita para facilitar a logística do retorno de Gabriel Jesus, que estará com a seleção brasileira na Venezuela.

No próximo domingo (9), o Palmeiras enfrentaria o América-MG em Belo Horizonte. O time mineiro, no entanto, transferiu o jogo para Londrina. Além de ser mais perto de São Paulo, a cidade ao norte do Paraná é reduto de torcedores palmeirenses. Na prática, a mudança se transformou em uma inversão de mando de campo a favor do time de Cuca.

TIME – Cuca não poderá contar com Dudu para a partida contra o Santa Cruz. O atacante está suspenso. Leandro Pereira é o mais indicado para ficar com a vaga. Ele está entrosado com Gabriel Jesus e Róger Guedes, e entrou bem no jogo com o Grêmio, pela Copa do Brasil. O Palmeiras terá outras duas baixas já confirmadas: Lucas Barrios e Mina. Ambos vão se juntar às suas respectivas seleções.

Barrios é reserva e, nesse caso, o treinador só perderá opção no banco. No lugar de Mina, Cuca amadurece a ideia de escalar Edu Dracena. O Palmeiras também montou esquema especial para usar Gabriel Jesus. O atacante joga no Recife e depois embarca para Natal a fim de se juntar à seleção brasileira.

O Palmeiras tem oportunidade de abrir vantagem na liderança. Tem 54 pontos, igual ao Flamengo, que ficou no empate com o São Paulo sábado, perdendo a chance de roubar a posição do rival. Vitória deixará o time paulista mais tranquilo.

Cuca incluiu na sua lista para a viagem a Pernambuco o lateral Jean e o meia Cleiton Xavier. Jean deve recuperar posição.

Estadão Conteúdo

Recomendado pelo Google: