header top bar

section content

Vasco leva virada e perde a liderança da Série B

Após abrir o placar no primeiro tempo em golaço de Éderson, Gigante sofre na segunda etapa e vê o Atlético-GO assumir a ponta da competição

Por Campelo Sousa

05/10/2016 às 09h44

Éderson marcou um golaço no Mangueirão, mas não foi suficiente para o Vasco vencer o Paysandu (Foto: Carlos Gregório Junior/Vasco.com.br/Divulgação)

Pela primeira vez na Série B o Vasco vê algum time à sua frente na tabela. Após abrir o placar em um golaço de Éderson, o Cruzmaltino foi envolvido pelo Paysandu e acabou sendo derrotado de virada por 3 a 1, nesta terça-feira, e deixou a liderança da Segunda Divisão. Gilvan, Bruno Veiga e João Lucas marcaram para os paraenses.

A derrota, a segunda seguida na competição, faz com que o Vasco chegue ao oitavo jogo sem vencer fora de casa e estaciona a equipe em 51 pontos. Como o Atlético-GO venceu nesta terça-feira e foi aos 52 pontos, o Cruzmaltino deixa a liderança da Série B pela primeira vez em 2016.

Agora como segundo colocado, o Vasco tenta voltar aos trilhos na Segunda Divisão no próximo sábado, quando encara o Londrina, às 18h30 (horário de Brasília) na Arena da Amazônia, em Manaus.

O JOGO

A pressão que o Vasco enfrentava era grande contra o Paysandu. Com um Mangueirão lotado pela torcida azul e branca, o Cruzmaltino sabia que precisava mostrar futebol para sair com um resultado favorável de Belém. E para tentar murchar a euforia dos torcedores rivais nada melhor que começar a partida levando perigo no ataque. Madson cobrou lateral na cabeça de Thalles que mandou para o gol e exigiu boa defesa de Emerson.

Mesmo jogando fora de casa, o Vasco dominava a posse de bola, mas não criava. Até que aos 14, Éderson deu um toque de genialidade para resolver tudo. Após cruzamento de Madson, o atacante acertou um voleio de almanaque e mandou a bola no ângulo, sem chances para o goleiro do Paysandu. Pintura para abrir o placar no Mangueirão. O gol pareceu acordar a equipe paraense. Logo na sequência, Gilvan quase igualou tudo de cabeça, mas mandou para fora. E ficou por isso mesmo no primeiro tempo.

O segundo tempo veio e com ele o Paysandu foi com tudo para cima do Vasco para conseguir o empate. E foram necessários três minutos para consegui-lo. Tiago Luís cobrou falta de muito longe para Martín Silva se enrolar e rebater para o meio da área, onde estava Gilvan, que com muita esperteza, só empurrou para o gol e fazer explodir o Mangueirão. O Cruzmaltino tratou de tentar responder logo na sequência, mas o travessão parou a boa cabeçada de Jomar.

Porém, o gol deu muito motivação ao time do Paysandu que acreditou que a virada era possível e passou a pressionar demais o Vasco. E a estrela para ajudar a equipe paraense veio do banco. Dado Cavalcanti lançou Bruno Veiga no lugar de Jobinho e no primeiro toque na bola, o atacante fez a festa no Mangueirão. Após cruzamento de Leandro Cearense, a zaga carioca vacilou e deixou o camisa 11 livre dentro da área para apenas escorar para o gol. Virada azul e branca e muita festa em Belém.

Atordoado com o gol, o Vasco via a liderança da Série B escapar pela primeira vez já que o Atlético-GO vencia o seu jogo. Com isso, a equipe de Jorginho precisou acordar para buscar o empate, e ele veio com Éderson, mas a arbitragem anulou erroneamente. Depois de escanteio de Andrezinho, Evander desviou na primeira trave e o atacante apenas empurrou para o gol, mas o gol foi anulado pelo assistente alegando impedimento. Porém, o camisa 10 estava na mesma linha da bola. Prejuízo para os cariocas.

Com a vantagem no placar, o Paysandu apostava nos contra-ataques para não sofrer muita pressão do Vasco. Completamente aberto e ofensivo, o Cruzmaltino tinha dificuldades em criar chances com a troca de passes e tentava levar perigo principalmente nas bolas paradas. Por duas vezes, Andrezinho e Jomar chegaram perto de conseguir empatar, mas erraram na hora da finalização.

Na base do contra-ataque, João Lucas deu o golpe de misericórdia no Vasco. Após ser lançado livre pela esquerda, o lateral avançou, invadiu a área e no cruzamento, a bola desviou em Luan tirando Martín Silva completamente de ação e sacramentando não só a vitória do Paysandu como a queda do Cruzmaltino da liderança da Série B.

O Dia

Tags:
Recomendado pelo Google: