header top bar

section content

Com regulamento definido, Campeonato Carioca terá clássico na 1ª rodada

Vasco e Fluminense se enfrentam já na abertura do campeonato estadual do Rio, no dia 28 de janeiro.

Por Estagiário

02/11/2016 às 08h30

(Foto: Getty Images/Alexandre Loureiro)

Em reunião na sede da Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj), foi definido nesta terça-feira (1ª), e aprovado por unanimidade pelos 16 clubes, o regulamento do Campeonato Carioca de 2017. E a competição já terá um clássico logo na primeira rodada da segunda fase, quando os clubes grandes estrearão: Vasco x Fluminense, no dia 28 de janeiro.

O Campeonato Carioca será dividido em duas fases. Na primeira jogam as equipes classificadas do 11.º ao 14.º lugar da última edição da competição. São elas: Tigres do Brasil, Portuguesa, Bonsucesso e Cabofriense. Essas agremiações se juntam aos dois clubes que ascenderam da Série B em 2016: Nova Iguaçu e Carapebus/Campos.

Essa primeira etapa começará no dia 11 de janeiro. Todas as equipes jogam entre si em turno único e os dois primeiros colocados se qualificam para a segunda fase. Os quatro últimos colocados disputarão o Grupo X, onde serão definidos os dois rebaixados para a Série B.

A novidade do regulamento é que as equipes que forem relegadas poderão jogar ainda em 2017 o Campeonato Estadual da Série B. Assim, há chance de algum clube ser rebaixado e conseguir o acesso à elite no mesmo ano.

As duas agremiações classificadas se juntarão às demais 10 equipes nos Grupos B e C para a disputa da segunda fase, que começará em 28 de janeiro. A divisão ficou assim: GRUPO B – Botafogo, Flamengo, Boavista, Madureira e Macaé, além do segundo classificado do Grupo A; GRUPO C – Vasco, Fluminense, Volta Redonda, Bangu, Resende e o primeiro classificado do Grupo A.

Estas 12 equipes jogarão a Taça Guanabara e a Taça Rio. Na primeira, os clubes jogarão dentro de seus grupos, se classificando os dois primeiros de cada chave para as semifinais do turno, em jogo único, com vantagem do empate para a equipe melhor classificada na fase.

Na Taça Rio, as equipes enfrentam os rivais da outra chave, se classificando os dois primeiros de cada grupo para as semifinais, em jogo único, com vantagem do empate para a equipe melhor classificada na fase. As finais dos dois turnos serão também em jogo único, sem vantagem para nenhum clube.

Os dois campeões dos turnos (Taça Guanabara e Taça Rio), além das duas equipes com a melhor campanha no geral, se classificam para as semifinais. Caso uma equipe vença os dois turnos, três clubes, então, de melhor campanha passarão para esta etapa.

As duas equipes com o melhor somatório de pontos em toda a competição terão vantagem do empate na semifinal do Campeonato Carioca, que será disputada em jogo único. Os dois classificados disputarão as finais em dois jogos, sem vantagem para nenhuma das equipes, que definirão o campeão estadual de 2017, em 7 de maio.

Confira a primeira rodada da Taça Guanabara:

28 de janeiro

Botafogo x 2.º do Grupo A

Flamengo x Boavista

Macaé x Madureira

Vasco x Fluminense

Resende x Volta Redonda

Bangu x 1.º do Grupo A

Notícias ao Minuto

Recomendado pelo Google: