header top bar

section content

Vasco é o 11º no segundo turno, e “gordura” no G-4 atinge menor nível

Campanha ruim na segunda parte da Série B evidencia queda de rendimento do time, que chegou a ter 11 pontos de vantagem para quinto colocado e agora tem só dois

Por Campelo Sousa

10/11/2016 às 08h16

Tabela mostra a diferença de pontos do Vasco para o quinto colocado (Foto: Editoria de Arte)

A vertiginosa queda de rendimento do Vasco na Série B pode ser constatada nos números da campanha. O empate em 1 a 1 com o Luverdense na última terça-feira, em São Januário, representou novo marco no atual momento cruz-maltino: pela primeira vez desde o início do campeonato, o time de Jorginho está na terceira posição. A diferença para o quinto colocado é a menor, desconsiderando a primeira rodada: apenas dois pontos.

No auge do Vasco na Série B, a “gordura” adquirida no G-4 chegou a ser de 11 pontos, na 18ª rodada, após vitória por 2 a 1 sobre o Criciúma, no dia 30 de julho. Depois, um empate com o Ceará fora de casa fechou o primeiro turno, e Jorginho teve 17 dias para organizar a equipe para a segunda etapa.

Foi neste momento que as coisas desandaram. Os jogadores ganharam alguns dias de folga. Na volta, o rendimento mudou. Recentemente, Jorginho reconheceu que a pausa foi o marco da queda de produção cruz-maltina.
– Fizemos o planejamento para parada (durante a Olimpíada), mas não conseguimos manter o nível de atuações. A equipe teve uma queda – disse o treinador.

Campanha ruim no segundo turno

Desde agosto, o Vasco despencou de rendimento. Chegou a ficar cinco jogos sem vencer, reabilitou-se momentaneamente, mas, em pouquíssimos momentos, praticou futebol capaz de inspirar confiança. Prova disso é que, na 30ª rodada, perdeu a liderança ao ser derrotado para o Paysandu e não se recuperou mais – pelo contrário, viu o Atlético-GO disparar.

A sensação é de que, a cada partida, o time cruz-maltino desce um degrau. A campanha no segundo turno é preocupante: o time é apenas o 11º colocado. A torcida, em atrito com Eurico Miranda, comparece pouco a São Januário. Os jogadores já admitiram a falta de paciência e a ansiedade para que a Série B acabe logo.

A atual sequência do Vasco também é ruim. O time não vence há três partidas na competição. Pelo mesmo número de jogos, não consegue triunfar em São Januário.

Faltam três rodadas para o fim da Série B. O próximo duelo é contra o Bragantino, no sábado, fora de casa. Depois, o Vasco visita o Criciúma e encerra sua participação em São Januário, diante do Ceará.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: