header top bar

section content

Lista de reforços de diretor falecido guia montagem da nova Chapecoense

Diretoria de futebol recupera relação feita por Mauro Stumpf com o departamento de scout do clube, e, baseada no histórico de acertos, usa como base de contratações

Por Ana Maria

13/12/2016 às 20h30 • atualizado em 13/12/2016 às 20h05

Mauro Stumpf faleceu no acidente com o avião da Chapecoense (Foto: Cleberson Silva/Chapecoense)

A Chapecoense faz questão de dizer que não está começando a busca por reforços do zero. É que a nova diretoria de futebol tem como ponto de partida uma lista que já existia, elaborada por Mauro Stumpf, um dos 71 mortos no acidente com o avião da LaMia, que transportava a delegação do clube, jornalistas e tripulantes para Medellín, no fim do mês de novembro.

A diferença, obviamente, é que a relação de alvos de Maurinho, como era conhecido o dirigente, visava preencher lacunas de maior deficiência do elenco que chegou à final da Sul-Americana, e ainda previa investimentos maiores em caso de classificação para a Taça Libertadores, o que também significaria incrementos nas receitas do clube.

Agora, com 19 jogadores entre as vítimas fatais e três gravemente feridos, a Chape tem nove atletas em seu time profissional, sendo que oito terão seus contratos encerrados no fim do mês. Apenas o argentino Martinuccio está garantido para a próxima temporada.

O número de reforços terá de ser muito maior, mas é da lista de Stumpf que partem o executivo Rui Costa, o diretor João Carlos Maringá e o gerente Nivaldo Constante. Ela foi recuperada com o chefe do departamento de análise de desempenho do clube, Victor Hugo Nascimento, responsável por pesquisar, colher materiais de análise e repassar à comissão técnica e diretoria.

Rui Costa foi anunciado como novo diretor executivo de futebol da Chapecoense (Foto: Alexandre Lozetti)

Rui Costa foi anunciado como novo diretor executivo de futebol da Chapecoense (Foto: Alexandre Lozetti)

A credibilidade do trabalho dos últimos anos, que manteve a Chape por quatro temporadas consecutivas na elite do Brasileirão, e cada vez numa posição melhor, dão um tom de “obrigação” de sequência da filosofia adotada.

– Não estamos começando do zero porque a diretoria anterior nos deixou um trabalho iniciado, e eles tinham o hábito de acertar. Então seguiremos, na medida do possível, com as ideias deles – afirmou o diretor executivo Rui Costa, cujo discurso foi endossado por Maringá:

– Elaboramos listas e a minha tem muitos nomes que já estavam na do Maurinho. Quando passei para o scout (responsável por análises e estatísticas), ele bateu uma série de jogadores iguais. Nós conversávamos muito, tínhamos ideias muito parecidas sobre futebol – concluiu.

A diretoria se nega a falar em nomes devido à complexidade do processo de montar um elenco inteiro, mas tem a intenção de iniciar a pré-temporada no dia 4 de janeiro, com um número de jogadores suficientes para que o técnico Vagner Mancini comece a preparação.

Globo Esporte

Recomendado pelo Google: