header top bar

section content

Clima atrapalha, e primeiro dia de Fórmula 1 tem pouca atividade na pista

Enquanto primeiro treino livre tem longa paralisação, segunda sessão é cancelada em função da pouca visibilidade para a operação do helicóptero de resgate. Verstappen termina dia na ponta

Por Campelo Sousa

07/04/2017 às 08h42

Primeiro treino livre GP da China (Foto: Reprodução)

Fórmula 1 chegou à China sob o olhar curioso dos que querem saber se a Ferrari é “isso tudo mesmo” ou se foi apenas “um vacilo da Mercedes”. Só que o primeiro dia de treinos livres não serviu de nada para uma primeira análise. As condições climáticas adversas em Xangai, nesta sexta-feira, fizeram com que a direção de prova interrompesse o primeiro treino livre (em duas oportunidades) e cancelasse a segunda sessão de atividades. O motivo: a falta de visibilidade, proporcionada por um misto de chuva, neblina e poluição, impedia que o helicóptero de resgate pudesse operar em segurança. Com isso, os carros tiveram uma janela mínima para ir a pista, com apenas 14 pilotos marcando tempo, e Max Verstappen anotando a melhor volta do dia. Felipe Massa ficou com o segundo posto, seguido do companheiro Lance Stroll, Carlos Sainz Jr. e Romain Grosjean, fechando o top 5.

A sexta-feira começou chuvosa em Xangai, com os primeiros pilotos deixando os boxes com pneus de chuva extrema. Quem se arriscou usar os compostos intermediários, como Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, acabaram perdendo o controle do carro. Lewis Hamilton, Sebastian Vettel e Kimi Raikkonen sequer haviam marcado volta rápida quando veio a primeira paralização da sessão em função da pouca visibilidade, que atrapalhava uma possível ida do helicóptero de resgate ao hospital local. Com isso, a direção de prova achou melhor paralizar a sessão. O treino chegou a ser liberado por um breve período de tempo antes de ser interrompido novamente. A segunda parte, com início programado para às 3h (horário de Brasília) sequer foi iniciada. Apesar disso, nada muda na programação do GP da China, que terá o terceiro treino livre e classificatório na madrugada deste sábado.

GE

Recomendado pelo Google: