header top bar

section content

Tite é indicado pela Fifa ao prêmio de melhor técnico do mundo

Tite terá adversários que também realizaram trabalhos de destaque nos últimos meses. Principalmente, o francês Zinédine Zidane, campeão espanhol e da Liga dos Campeões pelo Real Madrid na temporada passada.

Por Priscila Belmont

19/08/2017 às 08h00 • atualizado em 18/08/2017 às 17h23

O bom desempenho credenciou o treinador a concorrer, com outros 11 indicados, ao prêmio de melhor técnico do mundo por uma comissão da Fifa.

O técnico Tite está à frente da Seleção Brasileira desde junho de 2016 e, desde então, registrou 100% de aproveitamento nas Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2018, com oito vitórias. Além disso, disputou três amistosos, com dois triunfos e um empate. Esse desempenho credenciou o treinador a concorrer, com outros 11 indicados, ao prêmio de melhor técnico do mundo por uma comissão da Fifa.

Tite terá adversários que também realizaram trabalhos de destaque nos últimos meses. Principalmente, o francês Zinédine Zidane, campeão espanhol e da Liga dos Campeões pelo Real Madrid na temporada passada.

A relação também conta com os italianos Massimiliano Allegri, campeão nacional e vice da Liga dos Campeões pela Juventus, seus compatriotas Carlo Ancelotti — vencedor da liga alemã pelo Bayern de Munique — e Antonio Conte (que faturou a Série A inglesa pelo Chelsea).

Os espanhóis Luis Enrique, que deixou o Barcelona ao término da última temporada, e Pep Guardiola, do Manchester City, também foram indicados.

A lista também conta com os portugueses Leonardo Jardim, campeão francês pelo Mônaco, e José Mourinho, campeão da Liga Europa pelo Manchester United. E a relação é completa pelos argentinos Mauricio Pochettino, do Tottenham, e Diego Simeone, do Atlético de Madrid, e pelo alemão Joachim Löw, campeão da Copa das Confederações com a seleção do seu país.

O vencedor do prêmio será escolhido através dos votos de treinadores de seleções nacionais, seus capitães, jornalistas e torcedores. A votação se encerrará em 7 de setembro e leva em consideração o período de 20 de novembro a 2 de julho. E os três finalistas serão anunciados ainda em setembro, assim como os dos outros prêmios distribuídos pela Fifa. A cerimônia de entrega está agendada para 23 de outubro, em Londres.

Um desses prêmios é o de melhor técnico de equipes femininas. E, nesse caso, a Fifa apontou nesta quinta-feira 10 candidatos. São eles: Olivier Echouafni (seleção francesa); Emma Hayes (Chelsea); Ralf Kellermann (Wolfsburg); Xavi Llorens (Barcelona); Nils Nielsen (seleção dinamarquesa); Florence Omagbemi (seleção nigeriana); Gerard Precheur (Lyon); Dominik Thalhammer (seleção austríaca); Sarina Wiegman (seleção holandesa) e Hwang Yong-Bong (seleção norte-coreana).

Metrópoles

Recomendado pelo Google: