header top bar

section content

Mais que sobrevivente: Alan Ruschel volta a jogar em casa e sai aplaudido pelo futebol

Lateral da Chapecoense tem boa atuação diante do Flamengo, deixa para trás rótulo de sobrevivente e renasce para o futebol diante de torcida verde e branca

Por Priscila Belmont

14/09/2017 às 09h10

Alan Ruschel voltou a jogar diante da torcida verde e branca (Foto: Rafael Bressan/Chapecoense)

Alan Ruschel viveu mais uma noite especial na retomada de sua carreira como jogador profissional de futebol. Após reestrear contra o Barcelona, no Camp Nou, o atleta jogou pela primeira vez diante da torcida verde e branca no empate por 0 a 0 com o Flamengo.

Mais do que isso, Alan não apenas esteve em campo, como foi um dos destaques do Verdão na partida. A boa atuação fez com que deixasse o gramado muito aplaudido pelos torcedores. Desta vez não pelo fato de ser um dos sobreviventes da tragédia na Colômbia, mas pelo bom futebol apresentado.

Como meia, posição que passou a desempenhar depois de voltar a jogar, Alan Ruschel foi voluntarioso. Participativo, se movimentou bem no jogo e não demonstrou falta de ritmo. Caiu pelas duas pontas, criou espaços, trocou passes, trombou com os adversários e foi responsável pela melhor chance de gol da Chape no primeiro tempo da partida – um chute cruzado à meia altura defendido por Diego Alves.

Substituído aos 27 minutos do segundo tempo, Alan Ruschel foi ovacionado pela torcida. Não pelo milagroso fato de ter sobrevivido em uma das maiores tragédias do esporte mundial, mas por ter jogado um bom futebol. Definitivamente a página está virada: sai o sobrevivente, entra o atleta.

– Hoje o pessoal já não me vê mais como um sobrevivente, mas como um atleta como os demais. Tendo respeito e admiração, mas principalmente o respeito. Todo mundo gosta de ser respeitado. Eu estou trabalhando para as oportunidades virem e eu aproveitar – disse.

Aos poucos o atleta vai recuperando o ritmo de jogo e definitivamente é uma opção para a Chapecoense na sequência da temporada. A oportunidade veio em um conturbado momento vivido pelo clube e foi dada por um amigo. Emerson Cris assumiu a equipe interinamente e viu em Alan Ruschel uma opção para o time sair do marasmo causado pelos maus resultados

– A aceitação que ele tem no grupo, a liderança que exerce, por tudo que envolve e pelo que mostrou. A partida que ele fez em Roma mostrou que estava pronto. Juntando todos estes fatores acho que era o momento certo. Conversei com ele antes do jogo, perguntei se ele aguentava o estouro, ele disse que aguentava, então eu disse “te vira agora” – brincou o técnico.

A torcida verde e branca teve pouco tempo para se acostumar com a ideia de Alan Ruschel no time titular diante de um perigoso adversário, como o Flamengo. O futebol que seria apresentado pelo lateral era uma incógnita para muitos, até mesmo para ele, que disse ter superado sua própria expectativa.

– O Emerson (Cris) falou comigo e disse que eu estava preparado pelo que ele via nos treinos, que eu estava 100% para jogar. Pediu minha opinião, eu falei que sim. Sempre deixei bem claro que não quero a piedade de ninguém, até por respeito a quem está aqui. Estou trabalhando, me dedicando igual a todo mundo. Chegou meu momento e pude corresponder em campo. Estou feliz pelo jogo que fiz e superei até mesmo as minhas expectativas – revelou.

A próxima oportunidade de Alan Ruschel entrar em campo será no próximo domingo. Diante do Grêmio, às 16h (de Brasília), em Porto Alegre, a Chape busca sair da zona de rebaixamento. Com 25 pontos, o time está na 18º colocação na tabela de classificação.

Globo Esporte

Recomendado pelo Google: