header top bar

section content

France Football vê Neymar como próximo Bola de Ouro, mas diz: “Manterá o ritmo?”

Em artigo, revista responsável pela tradicional premiação coloca brasileiro como principal candidato a romper hegemonia de Cristiano Ronaldo e Messi já em 2018

Por Campelo Sousa

10/12/2017 às 09h27 • atualizado em 09/12/2017 às 18h30

Neymar será o próximo Bola de Ouro? (Foto: Reprodução/France Football)

O domínio de Cristiano Ronaldo e Messi nas premiações individuais do futebol mundial completou 10 anos nesta temporada. Mas está prestes a acabar. Assim entende a revista “France Football”, responsável por dar a Bola de Ouro ao melhor jogador do ano. E, para o veículo, há um favorito para desbancar os dois craques: Neymar.

Em artigo do jornalista Christophe Larcher, publicado na sua edição que celebra a quinta conquista do português do Real Madrid, a revista francesa vê o brasileiro pronto para chegar ao topo já em 2018. Mas o sucesso na Liga dos Campeões, com o PSG, e na Copa do Mundo, com a seleção brasileira, é visto como essencial para que o atacante atinja o objetivo.

– A impressão de sua determinação é flagrante, com exceção do jogo em Munique, onde esteve apagado, como seus parceiros. Contra Bayern, ele também perdeu a oportunidade de se tornar o primeiro jogador a marcar em todas as partidas da fase de grupos, algo que Cristiano conseguiu no dia seguinte. Ele já tem seis gols (apenas CR7 fez melhor, com nove) e quatro assistências. Leo Messi está longe: quatro gols e uma assistência. O número 10 do PSG mantém o ritmo? – escreve Larcher, na “France Football”.

Neymar aparece na premiação francesa desde 2011, quando ainda jogava no Santos. Naquele ano, foi o 10º colocado. Apareceu em 13º no ano seguinte, foi o quinto em 2013, o sétimo em 2014, e em 2015, pela primeira vez, ficou atrás apenas dos dois maiores craques da atualidade: Messi – vencedor daquela edição – e Cristiano Ronaldo. A “France Football” lembra que o brasileiro dava indícios de que alcançaria os dois a partir de então, mas não foi o que aconteceu.

– Na ocasião (em 2015), a France Football apresentou-o como “o herdeiro da coroa”. Desde então, a ascensão do brasileiro desacelerou, ele ficou a uma boa distância de seu parceiro de prestígio (Messi): foi o quinto da Bola de Ouro de 2016, atrás do francês Griezmann e do uruguaio Suarez e não melhor do que o terceiro deste ano, sempre a uma boa distância da dupla Cristiano Ronaldo e Messi – diz o artigo.

As posições de Neymar na Bola de Ouro:

2011: 10º
2012: 13º
2013: 5º
2014: 7º
2015: 3º
2016: 5º
2017: 3º

A “France Football” enxerga a ida de Neymar para o PSG como uma boa decisão para que o brasileiro atinja o protagonismo necessário para ser o melhor do mundo. Na década de domínio de Cristiano Ronaldo e Messi, apenas Xavi e Iniesta apareceram duas vezes como terceiro colocados, à exemplo do atual camisa 10 do PSG. A revista aposta no bom momento da Seleção e em um possível título da Copa do Mundo pelo Brasil na Rússia como um motor para o sucesso de Neymar.

–Então, como em 2002, quando Ronaldo liderou a “Auriverde” (Seleção) para o título mundial no Japão e na Coreia do Sul, a Bola de Ouro lhe estenderá os braços.

Tradicional honraria do futebol mundial, a Bola de Ouro foi criada em 1956 com o objetivo de escolher o melhor jogador europeu do ano. A partir de 1995, atletas que nasceram em outros países passaram a concorrer.

Em 2010, um acordo entre “France Football” e Fifa unificou os dois principais prêmios do futebol, tornando a Bola de Ouro a referência para o melhor jogador do planeta. A parceria acabou em 2015 e os prêmios voltaram e ser oferecidos de forma separada.

O último brasileiro a conquistar a Bola de Ouro da France Football foi Kaká, em 2007. Ronaldo, em 1997 e 2002, Rivaldo, em 1999, e Ronaldinho Gaúcho, em 2005, foram os outros jogadores do Brasil a serem coroados como melhor do mundo pelo veículo.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: