header top bar

section content

Aldeone cobrou de José Renato vantagens para o Sousa em jogo contra a Desportiva

Presidente do Dinossauro recorreu ao então mandatário da Comissão de Arbitragem para conseguir favorecimento na última rodada da 1ª fase do Paraibano. Dino venceu e avançou para o mata-mata

Por Globo Esporte PB

15/05/2018 às 08h50

Aldeone Abrantes

A última rodada da fase classificatória do Campeonato Paraibano acabou com um desfecho triste para o Nacional de Patos. Dono da quarta melhor campanha, o time fechou a primeira fase com 19 pontos, 4 a mais do que o Treze – líder do Grupo B – e 1 a menos do que o Sousa, classificado para a segunda fase, com 20 pontos, pelo Grupo A. Essa parte do episódio, no entanto, parece ter sido premeditada. Pelo menos é que interceptações telefônicas – realizadas pela Polícia Civil e pelo Ministério Público na operação que investiga a corrupção no futebol paraibano – levam a entender. O presidente do Sousa, Aldeone Abrantes, negociou com o então presidente da Comissão de Arbitragem (Ceaf-PB), José Renato Soares, vantagens no jogo contra a Desportiva Guarabira, e isso acabou prejudicando o Naça.

Nacional de Patos e Sousa entraram naquela última rodada da primeira fase, no dia 4 de março, brigando diretamente pela condição de terceiro classificado do Grupo A para a fase de mata-mata. Campinense e Botafogo-PB já estavam praticamente garantidos como primeiros colocados da chave, restando apenas uma vaga. O Naça tinha 16 pontos e enfrentaria o Serrano-PB no Amigão, em Campina Grande. O Dino tinha 17 e duelaria com a Desportiva, no Sílvio Porto, em Guarabira. Se vencesse, o Alviverde de Sousa garantiria a classificação, jogando o Canário do Sertão para o quadrangular da morte. Vale lembrar que o Serrano-PB ainda buscava a classificação, pelo Grupo B, e que a Desportiva já estava eliminada e disputaria o torneio contra o rebaixamento.

Com o Sousa precisando da vitória para não depender de outros resultados, Aldeone Abrantes ligou para José Renato e cobrou a ajuda do responsável pela arbitragem para que o Dinossauro fechasse a fase com a certeza da classificação. O presidente da Ceaf-PB prometeu a ajuda ao dirigente alviverde, e o resultado foi a vitória do Sousa sobre a Desportiva (2 a 0) e classificação para a repescagem. O Nacional de Patos, mesmo vencendo o Serrano-PB por 1 a 0, acabou eliminado.

Então presidente da Comissão de Arbitragem de Futebol da Paraíba, José Renato prestou depoimento à Polícia Civil (Foto: Reprodução / TV Cabo Branco)

Acompanhe o diálogo na íntegra:
[…]

ALDEONE: Você sabe que tem um acordo, que você me deve. Chegou a hora de você me ajudar (interrompido).
JOSÉ RENATO: Vocês jogam com quem?
ALDEONE: É com o Guarabira lá em Guarabira, lá dentro. O Guarabira não tem mais interesse de nada, né?
JOSÉ RENATO: Tem não.
ALDEONE: Já tá lá na parte de baixo.
JOSÉ RENATO: Tá brigando na parte de baixo.

[…]
JOSÉ RENATO: Deixa eu te dizer… Aí tu joga com o Guarabira. E quais são as combinações de resultados que dá pra tu?
ALDEONE: Eu só dependo de mim, Zé. Ninguém. O Sousa ganhou, tá dentro. Depende de nada.
JOSÉ RENATO: Tu assume no lugar do Nacional?
ALDEONE: É terceiro, né? Ai eu vou pra guerra com a Raposa, que eu acho que o Belo vai ser primeiro. Eu acho. Porque o Campinense não ganha do Treze domingo não. De Flávio Araújo não ganha de jeito nenhum.

[…]

JOSÉ RENATO: Mas, xerife, tu só depende de tu?
ALDEONE: Só de mim. De mais ninguém. Com um time já rebaixado. Não é possível, né, rapaz?
JOSÉ RENATO: Não é possível. É mesmo.
ALDEONE: Não faça isso comigo, não. Por Nossa Senhora.
JOSÉ RENATO: Não, no que depender de mim, tu sabe que a gente… Mas tu não tem medo de que os caras injetem dinheiro lá não?
ALDEONE: E quem é que vai injetar dinheiro lá? O Nacional não tem nem pra ele, hômi…
JOSÉ RENATO: Tem mesmo não.
ALDEONE: Tá devendo aos caras dele tudin. Entendeu? Não é possível que ele vá ganhar do meu time, não. Só se for…
JOSÉ RENATO: É

[…]

ALDEONE: Mas aí um a zerinho…
JOSÉ RENATO: Vamos pensar no que é que a gente faz, né?
ALDEONE: Veja aí, hômi. Faça aí…
JOSÉ RENATO: Vamos pensar no que a gente faz. Amanhã de manhã ou hoje à noite eu dou uma ligadinha pra tu…
ALDEONE: Pronto. Me liga aí. Me ajude aí, me ajude. Chegou a hora de você me ajudar, viu? Pra gente zerar o jogo. Chegou a hora.
JOSÉ RENATO: (risos) Tá joia. Beleza.

Fonte: Globo Esporte PB - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/campeonato-paraibano/noticia/aldeone-cobrou-de-jose-renato-vantagens-para-o-sousa-em-jogo-contra-a-desportiva.ghtml

Recomendado pelo Google: