header top bar

section content

Internacional: Inteligência Artificial aponta chances do Brasil de vencer a Copa do Mundo em 2018

Pesquisadores alemães e belgas usaram mais de 100 mil simulações para prever o resultado dos jogos. E você não vai gostar do que eles concluíram

Por Diário Esportivo com Superinteressane

18/06/2018 às 10h15 • atualizado em 18/06/2018 às 10h36

O Brasil está em terceiro lugar, com cerca de 12,3% de probabilidade de ganhar, segundo o robô (Foto: Leonhard Foeger/Reuters)

A Copa do Mundo chegou e já começaram as apostas para saber quem vai levar a taça de 2018. A boa notícia é que você pode ter um aliado de peso para melhorar seu resultado no bolão da firma. A equipe de pesquisa formada por acadêmicos da Universidade Técnica de Dortmund, da Universidade Técnica de Munique, na Alemanha, e da Universidade de Ghent, na Bélgica, usaram inteligência artificial para prever o resultado do campeonato.

Eles alimentaram um banco de dados com os resultados de diversos jogos de anos anteriores, tanto da Copa quanto de outros campeonatos, e cerca de 100 mil simulações. Tudo isso serviu para a IA fazer sua previsão com embasamento estatístico. Você não vai gostar muito do resultado, mas o robô acredita que a Espanha leva a taça este ano, com probabilidade de 17,8%. A Alemanha é a favorita, mas a análise concluiu que eles estão numa chave muito mais difícil do que os espanhóis, o que pode impedir sua chegada à final enquanto o outro time avança sem grandes dificuldades.

Foram usadas três técnicas para processar as estatísticas: a “regressão de Poisson”, que interpreta e pesa o maior número de variáveis diferentes; o “método de classificação”, que compara a força atual de cada equipe; e a floresta aleatória, que mapeia ramos aleatórios com diversos cenários e consequências.

O Brasil não está muito atrás com suas chances — em terceiro, com cerca de 12,3% de probabilidade de ganhar. Muito melhor do que a seleção da Arábia Saudita, por exemplo, que conta com 0 chances de ganhar. Se você prefere ouvir palavras mais doces, um sistema de aprendizado de máquina da empresa financeira Goldman Sachs usou métodos diferentes e calculou uma vitória do Brasil — mas eles também haviam apontado que levaríamos o título em 2014…

Além de Espanha, Alemanha e Brasil, as chances também estão com França (11,2%), Bélgica (10,4%), Argentina (7,3%), Inglaterra (7,1%), Portugal (2,5%), Croácia (2,2%) e Suíça (2,2%).

O estudo ainda não foi revisado, mas está disponível no servidor de pré-impressão arxiv.org.

Recomendado pelo Google: