header top bar

section content

Brasileirão acabou, mas tem bola rolando! Os jogos para ver até a virada de ano

De Mundial de Clubes da Fifa a Copa São Paulo de Juniores, terá futebol para todos os gostos até a chegada de 2016

Por

08/12/2015 às 07h59

Neymar posta foto ao lado de Messi e Suárez

Times em férias, peladas beneficentes, premiações de melhores… A temporada de 2015 do futebol brasileiro chegou ao fim, mas isso não significa que dezembro será um mês sem bola rolando. Os campeonatos europeus ainda têm algumas rodadas antes da pausa – com exceção do Inglês, que não para – e ainda tem a definição do melhor time do planeta na disputa do Mundial de Clubes da Fifa, no Japão.

Quem sai e quem chega em seu time do coração: confira o Mercado da Bola

Para que você não sofra com abstinência de futebol nesta entressafra, o iG Esporte faz um guia prático do que vale a pena acompanhar até a virada do ano, com direito a jogos para ajudarem a curar a ressaca de réveillon.

Vai durar pouco a tremedeira coletiva por falta de futebol. A última rodada da fase de grupos da Liga dos Campeões será disputada nesta terça e quarta-feira, preenchendo as vagas restantes para as oitavas de final e colocando os terceiros colocados de cada chave na Liga Europa.

No Grupo B, por exemplo, Wolfsburg (líder com nove pontos) e Manchester United (vice-líder, com oito) fazem nesta terça jogo de sobrevivência, pois dependem do PSV (terceiro, com sete) tropeçar diante do CSKA Moscou para avançarem. Outra partida essencial, na quarta, envolve o Olympiacos, que joga em casa e por um empate diante do Arsenal para ir às oitavas. Já o time inglês precisa vencer a qualquer custo ou terá de se contentar com a Liga Europa.

No Grupo G, Chelsea x Porto, na quarta. Um deles pode ficar fora das oitavas de final da Champions League.

Líder com sobras do Grupo E, o Barcelona cumpre tabela diante do Bayer Leverkusen, mas não deixa de ser mais uma oportunidade de ver os catalães em campo.

O torneio sediado no Japão trará futebol para todos os gostos. Vai desde a exótica partida de abertura entre Sanfrecce Hiroshima e Auckland City, às 8h45 (de Brasília) do próximo dia 10, até a estreia do Barcelona e seu superataque com Messi, Neymar e Suárez, já na semifinal da competição, dia 17, contra América-MEX ou Guangzhou Evergrande, time chinês dirigido por Luiz Felipe Scolari. A decisão do Mundial será no dia 20, às 8h30.

Dia 13 de dezembro, um domingo, traz dois jogos que podem impactar na parte de cima da tabela do Campeonato Espanhol. Vice-líder, o Atlético de Madrid receberá o Athletic Bilbao, que está em sétimo e tenta se fixar na zona de classificação aos torneios europeus.

Um tropeço em casa, porém, pode ajudar o outro time da cidade. Terceiro colocado, o Real Madrid visita o Villarreal, quinto na tabela, para não se desgarrar do líder Barcelona neste primeiro turno.

Será mais de um mês sem ver uma partida do Campeonato Alemão a partir de 20 de dezembro, quando a 17ª rodada se conclui e o torneio é paralisado para retomar as atividades em 22 de janeiro. A jornada pré-pausa terá duelos interessantes como Colônia x Borussia Dortmund e Hannover x Bayern (ambos no dia 19), além de Hertha Berlin e Mainz 05 (dia 20).

O Barcelona pode começar 2016 com o status de campeão mundial. Para comemorar a virada de ano, nada melhor do que um clássico local: duelo fora de casa com o Espanyol, seu rival na Catalunha, em 2 de janeiro.

O Paris Saint-Germain lidera o Campeonato Francês com 15 pontos de vantagem para o segundo colocado antes do fim do primeiro turno. Ainda dá tempo de dar mais graça à competição, não é? O desafio está lançado ao Lyon, adversário do PSG no próximo dia 11.

Apenas três pontos separam o Chelsea da zona de rebaixamento do Campeonato Inglês. Com o técnico José Mourinho em pé de guerra com alguns astros do elenco, o atual campeão nacional periga ver sua crise aumentar em dezembro. A sequência até o fim do ano tem pela frente o Leicester City, sensação da temporada, no dia 14, além de Sunderland (dia 19), Watford (dia 26) e o clássico com o Manchester United (dia 28). Antes da pausa de dez dias, o time de Londres ainda encara o Crystal Palace em 3 de janeiro.

Rodada cheia tradicional do Campeonato Inglês realizada no dia seguinte ao Natal, feriado no Reino Unido. Entre as atrações de 26 de dezembro estão Stoke City x Manchester United, Liverpool x Leicester City e Southampton x Arsenal.

Confrontos que mexem com a parte de cima da tabela são os atrativos do Campeonato Italiano em dezembro. Vice-líder, a Fiorentina visita a atual campeã Juventus no dia 13, mesma data de Napoli x Roma, outros dois integrantes do G4.

Sim, tem futebol dos bons logo no primeiro dia de 2016. O Campeonato Português dá boas-vindas ao novo ano com o clássico entre Sporting, atualmente líder com 32 pontos, e Porto, vice-líder com 30.

Tem opção até para quem quer ficar por dentro das revelações que o futebol brasileiro pode lançar. No dia de janeiro terá início a 47ª edição da Copa São Paulo de Futebol Júnior, com a incrível marca de 112 participantes. Além das equipes mais tradicionais do país, esta edição do torneio terá como convidada uma equipe do Haiti, o Pérolas Negras, que jogará a fase de grupos em São Paulo, no estádio do Juventus, na Rua Javari.

IG

Tags:
Recomendado pelo Google: