header top bar

section content

Torcedores criam aplicativos para poder acompanhar clubes paraibanos

Atlético de Cajazeiras, Botafogo-PB, e Treze possuem aplicativos. Já o Campinense também tem um aplicativo, mas ultimamente este não está funcionando

Por

23/03/2015 às 08h00

Aplicativos de Botafogo, Atlético e Treze (Foto: Montagem / GloboEsporte.com/pb)

Uma novidade tecnológica vem chamando cada vez mais atenção entre os torcedores paraibanos. Isto porque os fãs de três times paraibanos já podem ter as informações de seus times do coração ao alcance de seus bolsos. Botafogo, Treze, e Atlético de Cajazeiras possuem aplicativos para serem baixados em aparelhos celulares. Na verdade, o Campinense também tem um aplicativo para chamar de seu, mas ultimamente este não vem funcionando. O mais curioso é que não se trata de aplicativos oficiais, criados pelos clubes que representam, e sim por torcedores, que os fizeram de forma totalmente independente.

Treze e Campinense foram os primeiros a entrar nessa onda de aplicativos, com o Galo News e o Raposa News respectivamente. Em fevereiro de 2012, as duas ferramentas foram inseridas na “Play Store”, que é a loja de apps específica para celulares de sistema operacional Android.

Na descrição de ambos, há a intenção de suprir o torcedor com as notícias de seu time de coração, de forma bastante ágil e útil para quem possui conexões móveis e não abre mão de ficar atento às notícias do time do coração.

Testados pela reportagem, ambos deixaram muito a desejar no sentido de cumprir com a missão de informar as principais torcidas de Campina Grande. Atualmente, nenhum dos dois aplicativos estão sequer funcionando.

Mas enquanto os raposeiros ficaram na mão, a torcida alvinegra pôde contar com um segundo aplicativo. O Treze News foi criado em março do ano passado por um torcedor apaixonado pelo Galo.

Eriverto Melo, estudante do 3° ano do ensino médio, ávido por uma vaga na graduação de Ciências da Computação, percebeu a ausência de um aplicativo de celular que fosse dedicado à sua paixão.

– Eu e um amigo vimos que não existia nenhum app do Treze, então decidi fazer um que fosse bem completo, com a história e todas as plataformas do clube, além da relação de títulos e as notícias publicadas na imprensa nacional – explica.

Ainda de acordo com Eriverto, o Treze News não teve divulgação, e ainda sim conseguiu entrar na Play Store.

– Só divulguei através do perfil do meu facebook e por meio de um grupo no whatsapp, por isso fiquei surpreso quando soube que já estava chegando a quase mil instalações – comemora.

O aplicativo Botafogo, também disponível apenas para Android, foi outro que surgiu pela necessidade particular de um torcedor por informações sobre o clube. Robson Moura criou a ferramenta em agosto de 2014, querendo, entre outras coisas, aproximar a torcida do Belo.

– Como torcedor, sempre quis acompanhar meu time mais de perto e foi por isso que partiu de mim a iniciativa de criar um aplicativo. A ideia sempre foi fazer o torcedor levar a emoção de ser botafoguense para qualquer lugar – revelou.

Segundo Robson, a aprovação da ferramenta, com quase 5 mil instalações, foi unânime entre os torcedores do Botinha.

– A sensação é de felicidade por estar aproximando o torcedor do clube; de promover essa paixão que é única em nosso estado; em nosso futebol. Saber que muitos estão baixando o aplicativo é para mim motivo de muita alegria e também sinal positivo do trabalho desenvolvido – afirmou Robson.

Ainda de acordo com ele, a ferramenta tem multiplataforma e funciona em celulares Android, iPhone, Firefox OS e Windows Phone.

– Por enquanto só está disponível na loja do Google Play para usuários do Android, mas é possível baixar o aplicativo para os demais aparelhos digitando o link www.app.vc/botafogopb no navegador do seu celular – explicou o botafoguense, aproveitando para fazer propaganda do serviço.

Testado pela reportagem, o aplicativo de fato cumpre o que se propõe. Nele, o torcedor tem acesso à história do clube, títulos, hinos, competições (Copa do Nordeste, Campeonato Paraibano e Série C do Brasileirão), incluindo tabelas atualizadas com fotos, detalhes dos jogos e pré-temporada. De todos, é o mais completo.

O sertão da Paraíba também tem seu representante nessa onda tecnológica. A torcida do Atlético de Cajazeiras também pode se orgulhar de um aplicativo totalmente dedicado ao Trovão Azul. Francisco Jeorge, um dos torcedores do time cajazeirense, decidiu criar a ferramenta para celular em dezembro. 

– Encontrei um site na internet que disponibiliza a criação de apps. Como sou torcedor do Trovão, quis trazer para todos os torcedores uma forma de ter as notícias do Atlético de maneira mais fácil – explicou e ainda falou do orgulho de ter colocado o Trovão Azul nesse círculo restrito.

A única forma de baixá-la é acessando o site www.app.vc/atleticopb. Contudo, o aplicativo, que está em fase de testes, é compatível tanto com Android, como com IOS, e vai além, ao elencar a compatibilidade com Java. 

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: