header top bar

section content

100 dias após última partida, Seleção tem Neymar inspirado e altos e baixos

Craque vive melhor momento com a camisa do Barcelona e é nome certo na lista de convocados de quinta-feira. Confira altos e baixos de outros prováveis selecionados

Por

27/02/2015 às 08h00

Neymar em ação na última partida do Brasil em 2014: triunfo por 2 a 1 sobre a Áustria (Foto:Reut

Há 100 dias sem entrar em campo, a seleção brasileira será convocada na próxima quinta-feira, às 10h (de Brasília), pelo técnico Dunga para dois compromissos na Europa: no dia 26, diante da França, em Paris, e três dias depois, contra o Chile, em Londres. De lá para cá, Neymar, por exemplo, tem vivido o seu melhor momento no Barcelona. Foram 12 gols em 19 jogos – média de 0,63. Por outro lado, nomes que estiveram presentes em listas anteriores do treinador após a Copa do Mundo vivem altos e baixos. 

Além disso, jogadores que nunca foram chamados pelo treinador têm se destacado e podem até ganhar uma chance na próxima lista. São os casos do volante Lucas Silva, do Real Madrid, do meia Felipe Anderson, do Lazio, e do atacante Jonas, do Benfica. Os três são apenas alguns nomes que não estiveram na vitória da Áustria por 2 a 1, em Viena, no dia 18 de novembro de 2014. 

De lá para cá, Lucas Silva deixou o Cruzeiro, fez a sua estreia pelos merengues e ganhou elogios da imprensa espanhola. Felipe Anderson tem tido bom desempenho na Itália. O ex-jogador do Santos transformou-se em um dos destaques do Lazio. Ele disputou 11 jogos e marcou 6 gols.

Por último, Jonas tem sido um dos destaques do Benfica. Em 18 partidas, o goleador, ex-Valencia, já balançou a rede dos rivais em 11 oportunidades.

Mas os destaques não vem apenas do exterior. No Brasil, o atacante Alexandre Pato, do São Paulo, está em grande fase.

Em sete jogos na temporada, seis pelo Campeonato Paulista e um pela Libertadores, já marcou oito vezes. Curiosamente, o jogador teve a sua primeira oportunidade na Seleção com Dunga, mas não rendeu o esperado e acabou ficando fora de outras listas do treinador, inclusive, da Copa do Mundo de 2010.

Em suas três primeiras convocações após o Mundial de 2014, Dunga chamou 40 jogadores – 30 foram utilizados. Destes, apenas seis participaram de todas as partidas. Além de Neymar, Miranda, Filipe Luís, Willian, Luiz Gustavo e Oscar.

Agora, após 100 dias sem partidas, os três atletas do Chelsea, por exemplo, mantiveram o nível de atuações: o lateral disputou 19 jogos e fez um gol; o ex-jogador do Inter entrou em campo em 20 jogos e marcou três vezes; e o atacante revelado pelo Corinthians atuou em 22 partidas, marcando em três oportunidades.  

Por outro lado, nomes promissores que poderiam ser chamados novamente não mantiveram o nível de atuações. É o exemplo de Anderson Talisca, do Benfica. Antes do duelo diante da Áustria, no ano passado, o jogador havia disputado 17 partidas e marcado nove gols. Após o confronto, em Viena, ele já entrou em campo em 19 oportunidades e balançou a rede dos rivais em apenas duas oportunidades. O goleiro Rafael Cabral, ex-Santos e hoje no Napoli, também vive uma fase de incertezas. Após falhar pelo Italiano, o arqueiro ficou no banco de reservas na partida seguinte de sua equipe. 

Dos 40 jogadores chamados até aqui, apenas quatro trocaram de endereço nos últimos meses. Ricardo Goulart e Diego Tardelli deixaram Cruzeiro e Atlético-MG para transferir-se para Guanghzou Evergrande e Shandong Luneng, respectivamente. Everton Ribeiro também deixou a Raposa e foi para o Al Ahli, dos Emirados Árabes. O meia Kaká foi contratado pelo Orlando City e despediu-se do São Paulo.

Resta saber se a mudança para países com pouca tradição no futebol não irá interferir num bom desempenho ao longo da temporada.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: