header top bar

section content

Entre a realeza da areia, Alison encara súditos e busca o tetra do Rei da Praia

Na 16ª edição, torneio conta apenas com atletas convocados para a seleção brasileira em 2014. Mamute defende três títulos consecutivos diante de sete adversários

Por

05/04/2014 às 10h08

O Rei da Praia em 2014: Alison é atual tricampeão (Foto: Divulgação / Maurício Kaye)

Apenas 21 pontos separam parceiros e adversários. Na 16ª edição do “Rei da Praia”, triunfa quem mais rapidamente se adapta ao atleta ao seu lado, seja antes ou depois de enfrentá-lo do lado oposto da rede. Na Praia de Ipanema, neste fim de semana, veteranos e novatos da seleção brasileira de vôlei de praia duelam para ver quem é o atleta mais versátil das areias em 2014. Enquanto uns tentam voltar à realeza e outros se arriscam em busca de uma nova glória na carreira, Alison defende a coroa atrás do inédito tetracampeonato do evento. 
No sábado, o canal SporTV transmite a fase de grupos a partir das 12h. No domingo, o canal transmite a final do “Rei” a partir das 10h30m (horários de Brasília). A entrada na arena montada em frente à rua Paul Redfern é gratuita ao público.

Campeão nas últimas três edições, Alison desponta como um dos favoritos e é o principal alvo dos sete concorrentes: Emanuel, Ricardo e Pedro Solberg, que já se sagraram Reis no passado, e Márcio, Bruno Schmidt, Evandro e Vitor Felipe, que tentam o primeiro título – Thiago e Oscar serão os reservas. Sem ligar para as brincadeiras dos colegas, o Mamute vê o torneio como uma ótima oportunidade de testar suas habilidades com diferentes parceiros e também de exercitar o respeito em quadra.

vÔlei de praia rei da praia alison rei da praia (Foto: Maurício Kaye / Divulgação)Alison com o troféu do torneio em 2013: três títulos seguidos no Rio (Foto: Maurício Kaye / Divulgação)

– É um torneio muito gostoso, e o Rio de Janeiro é um celeiro de craques. Não vejo essa edição como uma competição com o Emanuel (outro tricampeão), pois foi bom ter a parceria dele no período desses três títulos. Quem sabe posso contar com o Emanuel, com quem aprendi tanto nesses anos e por quem tenho um respeito muito grande. Isso é algo interessante deste torneio, porque todos querem ganhar, mas todos se respeitam. Vou ter oportunidade de jogar com o Solberg, o Márcio, que não são parceiros do dia a dia, mas a gente aprende, e isso é legal – disse Alison.

Assim como nos últimos anos, a organização dividiu os atletas em duas chaves de quatro atletas cada. Todos jogam contra todos dentro do grupo, em sets de 21 pontos. Ao final da rodada classificatória, o melhor de cada chave avança à final, onde escolherá um dos atletas eliminados para ser seu parceiro. Nesta etapa, ninguém pode jogar ao lado do parceiro oficial na temporada regular – o que impede Alison de, em uma eventual decisão, ter novamente a ajuda de Bruno Schmidt, seu parceiro das três edições anteriores do evento e atual dupla no Circuito Brasileiro.

Se o formato e os critérios de classificação foram mantidos, a novidade foi a mudança na data da competição. Tradicionalmente realizado no carnaval, o torneio acontece pela primeira vez em abril, mais próximo da transição da temporada nacional para a internacional.

Vôlei Apresentação rei da praia (Foto: Reprodução / Facebook)Ipanema será o palco deste duelo de gigantes: entrada na arena é gratuita (Foto: Reprodução / Facebook)

Para Emanuel, a mudança é benéfica tanto para os torcedores quanto para os próprios atletas. Enquanto os fãs assistirão ao desempenho dos atletas com as formas física e técnica mais apuradas, os próprios jogadores também podem disfrutar da disputa como uma forma de preparação a longo prazo, com o objetivo final sendo os Jogos de 2016.

– Para mim esta edição é importante por todos estarem na seleção brasileira. Todos estão muito preparados, prontos para jogar. Todos nos conhecemos muito bem, jogamos todo o tempo juntos, e esse é o foco. Quanto mais treinarmos e jogarmos juntos, mais vamos ganhar dos estrangeiros lá fora. Esse é meu foco hoje em dia, essa base. Provavelmente quatro de nós vão estar nas Olimpíadas. O contexto do Rei serve para isso, para jogar com parceiros de seleção e pensar sempre no melhor para o Brasil. Vemos aqui a possibilidade de ter três gerações diferentes podendo disputar as Olimpíadas. 

Confira a tabela de jogos de sábado

Grupo A
Alison/Márcio x Pedro Solberg/Vitor Felipe
Alison/Pedro Solberg x Márcio/Vitor Felipe
Alison/Vitor Felipe x Pedro Solberg/Márcio

Grupo B
Emanuel/Ricardo x Bruno Schmidt/Evandro
Emanuel/Bruno Schmidt x Ricardo/Evandro
Emanuel/Evandro x Ricardo/Bruno Schmidt

Confira todos os campeões do Rei e Rainha da Praia da Praia
1999 – Tande e Shelda  
2000 – Fred e Sandra  
2001 – Loiola e Sandra  
2002 – Ricardo e Ana Paula  
2003 – Guto e Shaylyn  
2004 – Emanuel e Val 
2005 – Emanuel e Juliana  
2006 – Luizão e Shaylyn  
2007 – Fábio Luiz e Larissa  
2008 – Emanuel e Talita  
2009 – Pedro Solberg e Sandra  
2010 – Maria Elisa e Harley  
2011 – Larissa e Alison  
2012 – Vivian e Alison  
2013 – Alison e Talita 
2014 – Talita

Fonte: Globo Esporte

Tags:
Recomendado pelo Google: