header top bar

section content

Rainha da Mangueira é confirmada para apresentar camisa do Sousa Esporte Clube

O evento está agendado para o dia 13 de dezembro (sexta-feira), e promete movimentar a cidade sousense.

Por

29/11/2013 às 17h04

O Presidente do Sousa Esporte Clube, Aldeone Abrantes, confirmou nesta sexta-feira (29), via Facebook, a vinda da Rainha da Escola de Samba Estação Mangueira, Gracyane Barbosa, para o lançamento da nova camisa do time.

O evento está agendado para o dia 13 de dezembro (sexta-feira), e promete movimentar a cidade sousense.

A nova camisa do “Dinossauro do Sertão” será usada durante o campeonato paraibano de 2014.

História
Fundado em 10 de julho de 1991 (mesmo dia do aniversário da cidade de Sousa), o Sousa Esporte Clube começou a competir profissionalmente na Série B estadual do mesmo ano, sagrando-se campeão do certame.

Ficou por 2 anos com participações razoáveis na Série A. Esteve prestes a não disputar o Campeonato Paraibano de Futebol de 1994. Conseguiu se arrumar na última hora e foi recompensado com o título do ano, tornando-se a primeira equipe do Sertão a conquistar o Paraibano, fora da ligação João Pessoa-Campina Grande. Em 1995, foi vice-campeão paraibano, perdendo para o Santa Cruz-PB da cidade de Santa Rita, situada na região metropolitana de JP, time esse que viria a se tornar bicampeão em 1996. O Sousa ainda disputou a Copa do Brasil de 1995, sendo eliminado (mas com dignidade) pelo Flamengo-RJ. Perdeu os dois jogos por 1 a 0. Na Série C do Brasileirão, o Dinossauro teve uma participação razoável em 1994, mas em 1995 ficou em sexto lugar na competição, fazendo assim sua melhor classificação em torneios de porte nacional na história.

Ainda conseguiu competir em pé de igualdade com times como Campinense, Treze e Auto Esporte, sendo vice-campeão do 1º turno do estadual de 2003, após enfrentar o Atlético-PB. Empatou por 0 x 0 em Cajazeiras e, no jogo em casa, perdeu por 2 x 0.

Depois disso, o Sousa amargou disputas para fugir do rebaixamento. Na primeirona, o time chegou ao "fundo do poço" em 2005, quando venceu apenas 3 partidas de 14 disputadas. No ano seguinte melhorou um pouco: venceu 5 partidas de 16 disputadas.

A partir de 2007 o Sousa fez as pazes com as grandes campanhas, chegando à final do 1º turno e à semifinal do 2º, garantindo o 3º lugar.
Em 2008 disputou a Copa do Brasil, sendo eliminado pelo Vitória pelo placar de 4 a 1 em casa.

Ficou em terceiro mais uma vez no estadual, chegando às finais dos dois turnos e perdendo para Treze e Campinense. Venceu os dois clássicos contra o Atlético de Cajazeiras: 3 a 1 em Cajazeiras e 1 a 0 em Sousa. Fez um primeiro turno impecável, com 8 vitórias, 4 empates e apenas 1 derrota. No segundo turno, apareceram 2 derrotas, mas nada que impedisse o avanço da equipe. No somatório geral, foram 26 partidas, com 15 vitórias, 6 empates e 5 derrotas.

Em 2009, a equipe finalmente chegou ao bicampeonato, vencendo o Treze na final, garantindo assim uma vaga na Série D do Campeonato Brasileiro do mesmo ano, torneio este que preferiu não participar, cedendo assim sua vaga ao Treze Futebol Clube. Com o título, conquistou ainda a vaga na Copa do Brasil de 2010 onde enfrentou o Vasco da Gama na primeira fase, tendo de mandar seu jogo, mais uma vez, no estádio "O Almeidão", em João Pessoa onde saiu derrotado por 2×1, depois de estar vencendo, com gol do meia "Ribinha", garantindo assim o jogo de volta em São Januário, jogo este que terminou empatado por 0x0.

DIÁRIO DO SERTÃO 

Tags:
Recomendado pelo Google: