header top bar

section content

Adepto da urinoterapia, lutador revela que prática passou por gerações da família

Lyoto diz não ligar para brincadeiras maldosas. Lutador, que enfrenta Jon Jones neste sábado, revela que prática de beber a própria urina passou por gerações da família Machida

Por

09/12/2011 às 19h04

Maior arma de Lyoto, o caratê é um fator hereditário na família Machida, que tem bastante tradicão nessa arte marcial. Mas outros ensinamentos também passaram de geração em geração. Um deles pode até soar estranho, mas, de acordo com o próprio lutador, faz mais efeito do que qualquer outro tipo de tratamento: a urinoterapia.

– Pela manhã quando acordo, a primeira coisa que ingiro é a minha urina, que vem carregada de hormônio, é rica em coisas boas. Lógico que tem coisas ruins também, mas o organismo as descarta e reabsorve as boas. É uma questão cultural, meu avô fazia no Japão, meu pai também faz – disse Lyoto, por telefone, ao SPORTV.COM.

Lyoto
Lyoto comemora conquista do cinturão meio-pesado (Foto: Getty Images)
 

A urinoterapia consiste no uso da urina humana para fins medicinais e cosméticos. Um dos meios de aplicação, como no caso de Lyoto, é a ingestão. No entanto, ainda não há benefícios comprovados cientificamente para esse tratamento. Por isso, o brasileiro, que garante nunca ter sentido nojo, não faz qualquer tipo de recomendação:

– Nunca tive nojo, muito pelo contrário. Mas não indico para ninguém, é uma questão de cada um. Não sou médico para indicar.

Pai
Pai de Lyoto Machida faz demonstração
da urinoterapia em 2010
(Foto: Reprodução)
 

O pai de Lyoto, Yoshizo Machida, inclusive, já havia feito no ano passado uma demonstração ao vivo para um repórter americano (veja a foto no alto), que o perguntava sobre a urinoterapia. Mas até hoje o filho tem de lidar com comentários maldosos de pessoas do meio e até de outros lutadores. Rashad Evans e Chael Sonnen, por exemplo, já fizeram provocações em relação à prática. Mas o brasileiro dá de ombros para as brincadeiras:

– Nem ligo, levo na esportiva, não me preocupo muito com isso. Eu tento viver da minha maneira.

Ex-campeão dos meio-pesados (até 93kg) do UFC, Lyoto Machida terá a chance de recuperar o cinturão da categoria na noite deste sábado, quando enfrenta o atual campeão Jon Jones em Toronto, no Canadá. O UFC 140 vai contar ainda com as lutas de Rodrigo Minotauro, que enfrenta Frank Mir, e Rogério Minotouro, rival de Tito Ortiz. O canal Combate transmite tudo ao vivo, a partir das 20h50m (Brasília), e o SPORTV.COM acompanha em Tempo Real.

SPORTV

Tags:
Recomendado pelo Google: