header top bar

section content

Santos acerta na divulgação, e Neymar vira "hit" da imprensa mundial no Japão

Jogador atrai 200 jornalistas em uma simples coletiva de imprensa

Por

09/12/2011 às 09h59

neymarDjalma Vassão/Gazeta Press

Neymar ganha status de astro durante coletiva de imprensa no Japão

Deu certo o plano do presidente do Santos, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro, de internacionalizar Neymar. Para o bem e para o mal. Na primeira coletiva que o jogador deu aqui no Japão, essa foi a constatação. Cerca de 200 jornalistas do mundo todo queriam ver e falar com o jogador santista. As perguntas dos repórteres do exterior tinham o mesmo rumo. Por que o jogador quis ficar no Brasil? Ninguém parecia entender ou até acreditar. Ele iria apenas usar o Mundial de Clubes para se valorizar, mostrar-se para os europeus? Houve aqueles que o comparam a um novo Pelé, por ele ter se tornado o maior de todos os tempos sem ter saído do país.

– Não sabia que era assim tão conhecido no mundo todo. Isso é ótimo. Mas o importante é o Santos. Fico orgulhoso também com a comparação, mas Pelé foi único. Eu estou feliz no Santos, no Brasil. Só isso. Não vim ao Mundial para mostrar futebol a ninguém. Apesar de ser mais um jogador a ajudar o Santos na luta para ganhar o título mundial. Só apenas mais um. E estou realmente muito bem no meu país. Só isso.

Neymar veio muito bem preparado para a coletiva no luxuoso Hilton de Nagoya. Sabia que seria o centro das perguntas. E tratou de evitar se colocar como a única estrela santista. Há uma orientação por parte de assessores e até de Muricy Ramalho para que o jogador não perca o foco, ainda mais com a constatação de que conseguiu ser ídolo no mundo todo. Ele foi firme, mas deixou escapar sua admiração pela nova condição.

– Não dá para não ficar orgulhoso, muito feliz com o reconhecimento do torcedor japonês. Não sabia mesmo que era tão conhecido do outro lado do mundo. Eu fico mesmo feliz.
Orientado, ele acabou de vez com uma questão que poderia atrapalhá-lo. A comparação com Messi. Um jornalista francês usou uma declaração de Pelé, que classificou Neymar como melhor do que o argentino.

– Fico contente com o que Pelé acha. Mas hoje, o Messi é melhor do que eu. O que interessa é o Santos. Quero só ajudar o meu time e não me preocupar com o que as pessoas dizem de mim.
 
O jogador soube enfrentar bem a questão de a seleção brasileira de Mano Menezes ter ido mal em 2011, perdido a Copa América e não ter mostrado grande futebol, querendo atuar de uma maneira “europeia”. Enquanto isso, o seu Santos, não: ganhou a Libertadores e o respeito mundial resgatando a maneira brasileira de jogar, ou seja, no ataque.

– Foi um ano difícil para a seleção. Foram feitos vários testes. Mas tenho certeza que iremos melhorar em 2012. Já o Santos foi mesmo muito bem. Tem o elenco muito forte e busca o gol o tempo todo. Joga como o brasileiro gosta de ver. É uma característica do nosso time.

Na coletiva, ele fez questão de valorizar a força do time, o trabalho de Muricy, mas fora dele está seguindo os conselhos de Ronaldo. A equipe teve folga para dar um passeio em Nagoya. O treinador percebeu que os atletas estavam ficando aborrecidos por ficar presos no hotel. E os liberou após o almoço.

Aí Neymar fez questão de mostrar o que está aprendendo com Ronaldo, seu mentor. Sem o uniforme do clube, o jogador de 19 anos parecia um cantor de rock. Com óculos escuros, cachecol, brincos de brilhante, boné voltado para trás e dois enormes seguranças, sua pose era sim de uma estrela. O que só atiçou ainda mais os fotógrafos e jornalistas do exterior.

E ele não se mostrou nem um pouco incomodado com os flashes e a manada de repórteres que o acompanhou nas compras. Ao lado de Elano, agia como a imprensa não existisse. Não reclamou, aproveitou a rara folga. E voltou ao hotel para descansar. A partir das 19h, voltaria a ser mais um no elenco santista, treinando sob o frio de sete graus em Nagoya.

R7

Tags:
Recomendado pelo Google: