header top bar

section content

Morre Menon, ex-craque do Nacional e Esporte

Faleceu nesta segunda-feira (1º), no Hospital Regional de Patos, o ex-craque do Nacional e Esporte de Patos, João Vianez Segundo dos Santos. Menon, como ficou conhecido pelas torcidas de Nacional e Esporte, tinha 48 anos e morreu vítima de falência múltipla dos órgãos, depois de dá entrada um dia antes no HRP. Nascido aos 26 […]

Por

01/06/2009 às 15h10

Faleceu nesta segunda-feira (1º), no Hospital Regional de Patos, o ex-craque do Nacional e Esporte de Patos, João Vianez Segundo dos Santos. Menon, como ficou conhecido pelas torcidas de Nacional e Esporte, tinha 48 anos e morreu vítima de falência múltipla dos órgãos, depois de dá entrada um dia antes no HRP.

Nascido aos 26 de março de 1961, em João Pessoa, Menon, pertencia a uma família que tinha como principal DNA, a vocação de jogar futebol, pois além dele, contava com o irmão mais velho, Clóvis, ídolo da cidade nas décadas de 70 e 80, no irmão mais novo Bero, e no sobrinho Delani, os representantes naturais do seio familiar.

Com menos de 15 anos, teve início sua identidade com o futebol, quando participou das categorias de base do Nacional. Possuidor de um talento que o diferenciava dos demais, a chegada ao futebol profissional, aconteceu aos 19 anos também pelo Nacional, clube que defendeu nas temporadas 80 a 82; 85; 87 e 89 a 93.

Meia esquerda ágil e de passes primorosos, Menon também defendeu os grandes clubes do futebol paraibano, a exemplo do Treze, 83 e 84, sendo campeão na temporada 83. Campinense 85 e Botafogo 86, quando foi campeão paraibano pela segunda vez em sua carreira.
Pelo Nacional, foi o principal jogador do elenco entre 89 e 91, período que o clube foi três vezes vice-campeão paraibano e representante da Paraíba na série B do Campeonato Brasileiro em 1989, junto com Treze e Botafogo.

Ao longo da carreira, teve passagem por clubes de outros estados a exemplo do ABC de Natal e Baraúnas de Mossoró-RN, Asa de Arapiraca-AL e América de Recife-PE.

Menon se despediu dos gramados aos 34 anos, depois de vestir a camisa do Esporte nas temporadas de 1994 e 1995. Ele deixa as filhas Monalisa (18) e Camila Lopes dos Santos (13).

Seu sepultamento será nesta terça-feira, (2), às 8h, no Cemitério Santo Antônio em Patos.

Grande Momento – Flamengo 4×1 Nacional -Vascaíno desde a infância, a principal alegria de Menon no futebol, foi fazer um gol no Flamengo, fato ocorrido em 17 de junho de 1986, período em que se realizava a Copa do Mundo no México.

Na época, o rubro-negro carioca disputava uma série de jogos pelo Brasil em preparação ao Campeonato Brasileiro daquele ano, e contava com os craques Bebeto e Jorginho, campeões mundiais na Copa de 94 nos Estados Unidos. Três anos antes, no estádio O Amigão em Campina Grande, esteve ao lado de Zico, quando o Nacional fez a partida preliminar de Flamengo 3×1 Treze, pelo Campeonato Brasileiro daquele ano.

Da Ascom da Prefeitura de Patos

Tags:
Recomendado pelo Google: