header top bar

section content

Sozinho e doente, jovem cajazeirense funda escolinha de futebol para ‘salvar’ crianças

Damião Alves já conseguiu adquirir um terreno no sítio Cachoeira dos Cocos, onde treina cerca de 30 crianças de 8 a 15 anos

Por Jocivan Pinheiro

14/03/2016 às 15h26 • atualizado em 15/03/2016 às 07h15

Preocupado com o futuro das crianças da sua comunidade, Damião Alves Ferreira, de 39 anos, iniciou em 2007 um projeto que vem aos pouquinhos ganhando corpo, apesar das dificuldades financeiras. Sozinho, ele fundou e dirige uma escolinha de futebol no sítio Azevém, zona rural de Cajazeiras.

Escolinha de Futebol Azevém recebe crianças e adolescentes de 8 a 15 anos

Escolinha de futebol do Azevém recebe crianças e adolescentes de 8 a 15 anos (Foto: arquivo pessoal)

Mesmo depois de ser diagnosticado com um sério problema de saúde em 2009 – uma hérnia de disco -, Damião não parou. O caminho para se manter firme foi a fé. Ele fez uma promessa a Nossa Senhora Aparecida para que, caso fosse curado ou pelo menos melhorasse a ponto de poder continuar treinando as crianças, o projeto seguiria e ele buscaria mais investimentos. E foi isso que aconteceu. A saúde melhorou e Damião já conseguiu adquirir um terreno no sítio Cachoeira dos Cocos, onde treina cerca de 30 crianças e adolescentes de 8 a 15 anos de idade. As aulas acontecem aos sábados, e todo dia 12 de outubro (dia das crianças) ele promove um torneio.

Mas ainda falta muito. O sonho de Damião é construir um campo e uma estrutura física que envolva as crianças além do esporte, disponibilizando alimentação e outras práticas de lazer e cidadania. Para isso, ele sonha em ver seu projeto sendo reconhecido pela grande mídia. A ideia é chamar a atenção do apresentador Luciano Hulk, do programa Caldeirão do Hulk, da Rede Globo.

Damião Alves, fundador da escolinha do Azevém

Damião tem tentado contato com Luciano Hulk através das redes sociais. Até agora não houve resposta. Mas a esperança do cajazeirense não morre. “Eu sei que é difícil, mas Deus sabe o que faz e pra Deus não é impossível. Eu peço muito a ele [Luciano] que se um dia ele puder me dar uma oportunidade para me ajudar a fazer esse campo, eu fico muito agradecido”, disse Damião.

Enquanto o apresentador não responde, Damião mantém a escolinha à base de muito esforço e dedicação e ajuda de amigos. “Comecei como uma brincadeira e vi que apareceu muita criança querendo participar, aí eu montei a escolinha e quero ir com esse projeto até o dia que Deus me der vida.”

Quem tiver interesse em ajudar o projeto, pode entrar em contato com Damião através dos telefones (83) 99193 8498 e 99829 2106.

DIÁRIO DO SERTÃO

Recomendado pelo Google: