header top bar

section content

Técnico de Aldo aposta em nocaute no UFC e destaca “ânimo extra”

Responsável por apurar a trocação do brasileiro, Emerson Falcão afirma que derrota para Conor McGregor trouxe nova motivação ao ex-campeão peso-pena do Ultimate

Por Campelo Sousa

26/06/2016 às 12h32

José Aldo e Emerson Falcão: treino duro para que o manauara retome o posto de campeão do peso-pena (Foto: divulgação)

Um dos primeiros atos de José Aldo – após a derrota em 13 segundos para Conor McGregor, no UFC 194 -, foi buscar alguém que pudesse apurar sua trocação. A solução caseira foi recrutar Emerson Falcão, especialista em kickboxing e muay thai e também integrante da Nova União. O manauara, desde então, trabalha chutes, socos e cotoveladas com o parceiro de equipe.

Em entrevista ao Combate.com, Falcão explica que sempre treinou com Aldo, porém, desta vez, está encarregado de colocá-lo com a trocação em dia para a luta contra Frankie Edgar, válida pelo cinturão interino do peso-pena, dia 9 de julho, no UFC 200, em Las Vegas.

– Ele me procurou falando que queria voltar a focar na parte da trocação. Não fizemos nada diferente. Fizemos o que ele sempre fez bem, mas intensificando diariamente. Eu conheço bem o jogo dele, então foi fácil para mim. Não peguei um cara do nada, que eu não conhecia. A gente acrescentou umas coisas, fizemos bastante repetição, fundamentos… Quando começou o camp focamos na luta. Eu trabalho bastante com os atletas da academia, porque minha especialidade é o kickboxing e o muay thai. Sempre tivemos uma boa relação, mas eu não fazia parte do camp, não ia para as lutas – declarou Falcão, ressaltando que o head coach de Aldo, assim como dos demais integrantes do time, é Dedé Pederneiras, líder da academia.

Confiante na redenção de José Aldo, Emerson Falcão acredita que o peso-pena irá vencer por nocaute – diferentemente da primeira vez, quando superou o americano por pontos. Entretanto, frisa que, caso o embate chegue ao quinto round, terá boas chances de ser a melhor luta da noite, mesmo em um card repleto de estrelas.

– Os dois evoluíram muito. Acredito que o Edgar esteja confiante porque venceu várias lutas e nocauteou o Chad Mendes. O Edgar virá para o pau. Ele conhece o Aldo, já perdeu para ele e o respeita com certeza. O Aldo é um atleta fenomenal, além de talentoso, é muito dedicado. Está motivado como nunca vi na vida. O fato de ter perdido deu um ânimo extra a ele. O camp foi perfeito, com uma energia boa. Acredito em um lutão. Tenho certeza que a vitória será nossa, acredito em um nocaute, mas se não terminar assim, será a melhor luta da noite, com vitória do Aldo.

A rotina intensa de treinamentos aproximou Falcão e Aldo. Os atletas costumam aparecer em diversas fotos juntos nas redes sociais, e o técnico acredita que essa sinergia ajude dentro do octógono.

– Estamos sempre juntos, estreitamos a relação na amizade e o contato diário é bom. O fato de conhecê-lo bem, de acompanhá-lo todos os dias, ajuda muito, faz você entender a cabeça do atleta, saber suas qualidades e defeitos. É bom estar entrosado. Desde que voltou estamos treinando direto, focando no que achou que estava deixando de lado. É um cara esforçado, não escolhe treino, tem talento natural.

Sportv

Recomendado pelo Google: