header top bar

section content

Ao lado de João, Felipe vai à final dos 100m peito e afasta fantasma de 2012

Depois de ser eliminado nas semifinais em Londres, Felipe dá volta por cima e consegue chegar à decisão na Olimpíada do Rio. Decisão será neste domingo

Por Diário do Sertão

07/08/2016 às 09h42 • atualizado em 07/08/2016 às 09h51

Dois brasileiros se classificam para a final dos 100m nado peito

Em casa, com o apoio da torcida brasileira, Felipe França se livrou de um fantasma que o perseguia há quatro anos. Um dos favoritos ao ouro em Londres 2012, o brasileiro não conseguiu passar das semifinais. Desde então, chegar à final olímpica passou a ser uma questão de honra para o nadador do Corinthians. Neste sábado, enfim, teve a chance que precisava para acertar essa dívida com o passado e avançar à decisão dos 100m peito, com o sexto tempo entre as duas baterias. João Gomes Junior também foi bem, fez a sétima melhor marca da etapa, e é outra chance de medalha para o Brasil nos Jogos Olímpicos Rio 2016. A disputa por um lugar no pódio será na noite deste domingo, a partir das 22h.

– A minha vontade aqui era ir para a final. A maior vontade que eu tinha aqui nem era de pegar a medalha – o que é totalmente contrário à de Londres. Minha maior vontade era pegar a final, porque era a barreira que eu tinha que ultrapassar. Estou muito feliz. Mais uma etapa concluída, vamos para final para fazer o melhor tempo da vida, que tenho certeza que vai brigar entre os três – afirmou França.

A decepção em 2012 foi grande, pois Felipe tinha tido um ciclo olímpico para os Jogos de Londres animador. Foi campeão mundial em piscina longa em 2011 e curta em 2010 nos 50m peito. Nas disputas dos 100m, estava como um dos cinco melhores tempos do mundo para a Olimpíada. Tanto que chegou na Inglaterra falando em medalha, mas acabou queimando etapas, como ele mesmo citou algumas vezes desde então. A eliminação precoce na semifinal virou uma lição para suas próximas competições.

Felipe França - 100m peito (Foto: Reuters)

Felipe França se garantiu na final dos 100m peito masculino (Foto: Reuters)

A prova nem saiu tão boa quanto Felipe França gostaria. Mas foi o suficiente para tirar um peso enorme de suas costas. Depois de fazer 59s01 na eliminatória da tarde, cansou nos últimos metros e bateu em quarto na sua série na semifinal, sexto no geral, com o tempo de 59s35. Já João Gomes, que nadou na primeira bateria, avançou à final com a sétima marca (59s40).

– Agora é buscar medalha, bater na frente, não importa o tempo. Amanhã (domingo) é emoção e coração todo voltados para essa medalha. Estou muito feliz por estar na minha primeira Olimpíada, primeira final, uma final histórica para o Brasil. Temos chances reais de medalha. Na final, é quem estiver com mais vontade, mais garra, e tenho certeza que eu e ele (Felipe França) vamos estar com mais garra do que ninguém. Ainda mais com essa população ajudando a gente  – disse João Jr, fazendo referência ao apoio da torcida.

Quem se classificou para a decisão com o melhor tempo foi Adam Peaty. Depois de bater o recorde mundial na eliminatória, na parte da tarde, ele nadou para 57s62 nesta noite.

Recomendado pelo Google: