header top bar

section content

Após perder a liderança, Vasco está sob pressão na Série B

Time cruzmaltino terá confrontos difíceis na sequência da competição

Por Campelo Sousa

08/10/2016 às 08h31 • atualizado em 07/10/2016 às 15h33

orginho precisa recolocar o time do Vasco nos trilhos (Foto: Daniel Castelo Branco / Agência O Dia)

De novo contestado após duas derrotas seguidas, o Vasco terá uma reta final de Série B dura para conseguir o acesso à Primeira Divisão, e a tranquilidade que deixou São Januário. Dos nove jogos que faltam, sete serão contra times que ainda brigam, mesmo matematicamente, por uma vaga na elite do futebol brasileiro. A começar pelo Londrina, em Manaus.

Se a equipe de Jorginho se complicou recentemente contra clubes que lutam contra o rebaixamento, o retrospecto diante de adversários por uma vaga no G-4 é razoável: 58,9% de aproveitamento, com sete vitórias, dois empates e quatro derrotas. Todos os seis tropeços foram jogando como visitante.

Menos mal que a maioria dos confrontos com esses clubes será em casa, onde o Vasco obteve cinco vitórias em cinco jogos. Ou seja, São Januário pode ser um fator decisivo contra CRB, Avaí, Ceará e Luverdense. Diante do Londrina, o Cruzmaltino jogará em Manaus, com presença grande dos vascaínos.

Com 87% de chances de subir, o Vasco terá nesses confrontos diretos a oportunidade de eliminar a concorrência por uma vaga. Mas também corre o risco de se complicar mais numa Série B que parecia tranquila.

Depois de perder a liderança para o Atlético-GO, uma derrota para o Londrina fará o adversário alcançá-lo na tabela e pode diminuir a vantagem vascaína no G-4 de seis pontos para três, pois quinto e sexto colocados (Náutico e Brasil de Pelotas, ambos com 45) se enfrentam na rodada.

“As equipes melhoraram, se reformularam, e a coisa afunilou. Temos que voltar a jogar nosso jogo, da forma que fizemos durante 80% do ano. Não são dois resultados e um momento de oscilação que vão tirar a confiança. Um bom resultado traz de novo a tranquilidade”, disse Zinho, após o treino em Manaus.

Hugo Perruso / O Dia

Recomendado pelo Google: