header top bar

section content

Jornal: lista com 30 nomes candidatos à Bola de Ouro sairá em 25 de outubro

“Mundo Deportivo” diz que cerimônia para melhor do mundo será muito mais simples com premiação desvinculada da Fifa. Não haverá redução de relação para três nomes

Por Campelo Sousa

10/10/2016 às 14h21 • atualizado em 10/10/2016 às 08h22

Messi foi o último vencedor da Bola de Ouro da Fifa (Foto: AP)

jornal catalão “Mundo Deportivo” traz a informação neste domingo de que uma lista com 30 nomes candidatos à Bola de Ouro será revelada no dia 25 de outubro (uma terça-feira) pela revista francesa “France Football”. A publicação voltará a comandar sozinha a premiação tradicional, como acontecia até 2010, por conta da não renovação de contrato com a Fifa – a entidade máxima do futebol ainda não se decidiu se manterá, por exemplo, um prêmio independente.

Antigo dono, novas regras. Não haverá anúncio parcial dos três finalistas, e o ganhador será confirmado até o fim do ano, assim como o ranking da votação, antes do que normalmente vinha sendo feito, no mês de janeiro seguinte. É certo também que a cerimônia será muito mais simples em comparação com as da Fifa – o diário diz que a entidade gastava cerca de € 6 milhões por cada festa de gala.

O “Ballon D’or”, como é chamado em francês o troféu, é oferecido desde 1956 ao melhor jogador do ano. Até 1994, somente europeus que atuavam no continente eram elegíveis pelos votos de jornalistas escolhidos pela revista – antes exclusivamente europeus, agora também com representantes dos outros continentes. A partir de 1995, todos puderam ganhar o prêmio. Em 2010, a premiação se juntou a da Fifa, existente desde 1991.

Por mais um ano, como acontece desde 2008, os favoritos são Cristiano Ronaldo e Messi. Cada um ganhou uma vez a Bola de Ouro promovida somente pela “France Football”, nos dois anos que precederam a unificação do prêmio com a Fifa.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: