header top bar

section content

Fred, Scarpa, Diego Souza e Robinho puxam ranking dos jogadores mais decisivos dos últimos tempos

Atlético-MG, Fluminense, Sport, Santos, Internacional e Palmeiras têm os jogadores que mais participam de gols quando time está empatando ou perdendo por um gol

Por Campelo Sousa

22/10/2016 às 09h19 • atualizado em 21/10/2016 às 14h23

Fred comemora gol no Brasileirão: números dizem que atacante faz a diferença para o Galo (Foto: Futura Press)

Todo mundo sonha ter em seu time o cara que decide. Aquele jogador capaz de entrar em cena e mudar a história de uma partida, transformando o empate que parecia certo em vitória ou evitando o revés que se desenhava irreversível. Neste Brasileirão, o atacante Fred é quem assume melhor esse perfil, o que o coloca como o jogador mais decisivo do Brasileirão até o fim da 31ª rodada.

Em 12 oportunidades, ele participou de gols decisivos, seja balançando a rede ou dando uma assistência. Depois de dois gols pelo Fluminense, no início do campeonato, o atacante, hoje camisa 99 do Galo, foi decisivo em dez situações, com sete gols e três passes para companheiros marcarem. Ele se destaca especialmente na hora de desempatar as partidas: de suas dez intervenções, oito ocorreram quando o Atlético-MG estava empatando com seus rivais. Foram oito gols e dois passes nessa situação. Nos dois casos restantes, seu time perdia quando ele entrou em ação com gols importantes.

O atacante provavelmente terá todas as chances possíveis de ampliar seus números no Brasileirão. O técnico Marcelo Oliveira já anunciou que não poupará jogadores nem no Brasileirão nem na Copa do Brasil, na qual o Atlético enfrentará o Internacional nas semifinais.

Dentre os listados, Fred não é só o líder geral, mas também o que mais fez gols. Com um a menos do que ele, há quatro jogadores: Diego Souza (Sport), Robinho (Atlético-MG), Vitor Bueno (Santos) e William Pottker (Ponte Preta).

Em números gerais, Fred é seguido de perto por dois meias com alto poder de criação: Gustavo Scarpa, do Fluminense, e o já citado Diego Souza. Ambos têm onze participações decisivas até aqui neste Brasileirão. Entre eles, a diferença é que enquanto o jogador do Tricolor carioca se divide entre as assistências (cinco) e os gols (seis) na hora de desafogar sua equipe, o destaque do Rubro-Negro pernambucano apresenta seu diferencial de maneira mais destacada quando estufa a rede: foram oito tentos e três passes decisivos.

Uma curiosidade na lista é que, entre os 12 jogadores apresentados, apenas dois foram mais decisivos devido às assistências do que pelos gols. Um deles é Dudu. O atacante do Verdão tem nove intervenções decisivas a favor do time treinado por Cuca, das quais sete foram assistências para os companheiros marcarem. Jogar no líder do campeonato tem lá as suas vantagens: nas nove situações em que participou decisivamente o time estava empatando, nunca perdendo.

Além do palmeirense, o outro que se destaca no quesito assistências vem jogando pouco pelo Brasileirão: o cruzeirense Arrascaeta, que tem sido pouco aproveitado por Mano Menezes nos últimos jogos, mas teve atuação destacada na vitória sobre o Corinthians, na última quarta-feira, pela Copa do Brasil. Das oito participações decisivas do uruguaio, cinco foram passes para gols de seus companheiros. Com a contusão de Rafinha, no entanto, ele voltará a ser titular da Raposa e poderá ampliar seus números no campeonato. Tudo indica que Arrascaeta estava sendo devidamente preparado para a reta final da Copa do Brasil. Deu certo: A assistência do primeiro gol contra o Corinthians foi dele (considerado decisivo). Além disso, o segundo gol foi marcado por Ábila, mas quem sofreu o pênalti também foi Arrascaeta, que fez ainda o quarto gol.

GE

Recomendado pelo Google: