header top bar

section content

Grupo hacker revela que Michael Phelps usou substância proibida para cavalos

Nadador norte-americano foi um dos destaques dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro

Por Campelo Sousa

15/02/2017 às 16h17 • atualizado em 15/02/2017 às 10h19

Michael Phelps conquistou a 20º medalha de ouro na Olimpíada na prova dos 200m borboleta (Foto: Antonio Milena / Veja / NOPP')

O grupo hacker Fancy Bear divulgou em sua página uma nova leva de supostos documentos retirados do sistema da Agência Mundial Antidoping (Wada, na sigla em inglês). Nos dados, chama a atenção o nome do nadador Michael Phelps, que teria feito uso da substância gabapentina. O remédio é utilizado para tratamento de epilepsia em humanos, mas seu uso é proibido para cavalos pela Federação Internacional de Esportes Equestres.

Maior medalhista da história dos Jogos Olímpicos, com 23 ouros, além de três pratas e dois bronzes, o norte-americano teria usado três doses do medicamento no dia 13 de abril de 2016, durante a disputa de uma das sete etapas do tradicional Arena Pro Swim, nos Estados Unidos. O atleta, já aposentado, nunca informou qualquer problema de epilepsia durante sua carreira e ainda não se posicionou sobre assunto.

A primeiro grande ataque dos hackers russos ao sistema da Wada ocorreu em setembro do ano passado. Registros revelaram o consumo de substâncias que são proibidas pela entidade, mas liberadas desde que haja necessidade médica. A lista contava com nomes de destaque no esporte como a ginasta Simone Biles e as tenistas Serena e Venus Williams.

Dona de quatro ouros na Rio 2016, Biles afirmou na época que usou as medicações para tratar do déficit de atenção e hiperatividade. “Eu tenho DDA (déficit de atenção e hiperatividade) e tomo medicamentos para isso desde criança. Por favor saibam, eu acredito no esporte limpo, sempre segui as regras e vou continuar, pois fair play é crítico para o esporte e muito importante para mim”.

R7

Tags:
Recomendado pelo Google: