header top bar

section content

Escolinha apoiada pelo Instituto Ayrton Senna realiza curso de pilotos na Paraíba

Paraíba é o primeiro Estado de fora de São Paulo - sede da escola - a receber o curso.

Por Diário do Sertão

18/03/2017 às 21h44

Tuka Rocha em aula prática da Escolinha de Pilotagem (Foto: Cisco Nobre / GloboEsporte.com)

O Circuito Internacional Paladino recebe neste fim de semana o primeiro módulo da Escolinha de Pilotagem Tuka Rocha. Apoiado pelo Instituto Ayrton Senna, o piloto da Stock Car ministra aulas teóricas e práticas no kartódromo. Para este fim de semana, 20 crianças estão inscritas, com idade que variam entre 5 a 15 anos. Fundado há seis meses, é a primeira atividade do curso fora de São Paulo, onde fica a sede da escola.

Na Stock Car desde 2011, Tuka Rocha iniciou o projeto como professor no ano passado. Com o apoio do Instituto Ayrton Senna, o curso tem o objetivo de ensinar, através de aulas teóricas e práticas, todo o procedimento para garotos e garotas que querem ser pilotos de automobilismo.

Neste primeiro módulo, o estudante tem acesso ao básico: como controlar o kart, como funciona o seu mecanismo e como pisar fundo pela primeira vez.

Outro ponto é que o método de ensino da aula tenta ensinar a performance que Ayrton Senna possuía, apresentando para as crianças algo que apenas os pais delas puderam acompanhar quando o piloto tricampeão mundial de Fórmula 1 ainda encantava o mundo.

– O curso é uma oportunidade para que as crianças possam conhecer um pouco de quão completo era Ayrton Senna. Mais do que um piloto, Ayrton era um cara que possuía todo um trabalho fora das pistas, tanto na motivação quanto na técnica. Aqui na Escolinha, a gente quer ensinar as crianças todo o passo a passo até chegar às pistas. É o Ayrton Senna para meninos e meninas que nunca puderam vê-lo correndo – explicou Tuka Rocha.

Pela primeira vez na Paraíba, Tuka Rocha é só elogios a estrutura do Circuito Internacional Paladino. O único kartódromo com pista aprovada pela FIA foi inaugurado em 2016, ano em que o curso foi inaugurado em São Paulo.

– A estrutura aqui é fenomenal. Nós que organizamos o evento estamos encantados com tudo que o circuito dispõe. Estamos com uma sala lotada de estudantes e isso é muito importante para as categorias de base do automobilismo brasileiro. O país precisa de pilotos que estejam dispostos a aprender desde o básico – disse o piloto.

Aos 12 anos, Maria Clara é uma das estudantes a participar desta primeira edição da Escolinha de Pilotagem Tuka Rocha na Paraíba. Mesmo com experiência por já ter andado de kart, a menina revela que se sente muito mais segura e satisfeita por receber um material apropriado. Além de ter contato com um professor que está em atividade.

– Eu já havia andando de kart aqui, mas foi a primeira vez que tive a oportunidade de estudar todo o caminho até chegar à pista. É muito legal o livro de atividades que recebemos, além da aula com um professor que é piloto profissional – contou Maria Clara.

O primeiro módulo do curso continua na manhã deste domingo. As inscrições para esta edição já estão encerradas, mas nos próximos meses a Escolinha vai voltar ao Circuito Paladino para mais edições.

A expectativa é que Tuka retorne à Paraíba com os outros módulos. Ao todo, são quatro: o módulo I, de ensino básico; o módulo II, de ensino intermediário; o módulo III, de ensino avançado; e o módulo IV, de ensino super avançado.
Ainda não há uma data específica para a próxima edição em João Pessoa, por isso, o Curso retorna ao Circuito Speedland, em São Paulo, para edições em abril.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: