header top bar

section content

Maiorais 400: Galo mantém vantagem e Raposa “ostenta” invencibilidade

Números do principal clássico da Paraíba sofrem poucas alterações após os dois jogos deste ano. Treze tem mais vitórias, mas não triunfa sobre o rival desde 2013.

Por Priscila Belmont

21/03/2017 às 06h00 • atualizado em 20/03/2017 às 18h27

Galo e Raposa ficaram no empate sem gols neste domingo (Foto: Silas Batista / GloboEsporte.com)

Treze e Campinense protagonizaram neste domingo a edição de número 400 do Clássico dos Maiorais, o principal duelo do futebol paraibano e um dos principais do Nordeste. Apesar da empolgação por conta da partida histórica, que contou com um bom público no Estádio Amigão, ficou no torcedor um gostinho de frustração, já que trezeanos e raposeiros não puderam comemorar sequer um gol diante do principal rival neste fim de semana. Após mais um embate entre Galo e Raposa, o GloboEsporte.com/pb traz uma nova análise sobre os números do clássico.

Na história, a vantagem continua sendo do Alvinegro. Dos 400 confrontos, o Treze venceu 135 vezes, contra 107 do Campinense. O empate de ontem foi o de número de 158, resultado que vem se repetindo algumas vezes nos últimos confrontos e que responde pela maioria dos duelos.

Na artilharia dos Maiorais, a vantagem também é trezeana: até agora, são 492 gols a favor do Alvinegro, contra 445 para o Rubro-Negro. Já com relação a número de títulos conquistados em cima do rival, a vantagem é da Raposa, que ganhou oito campeonatos paraibanos em cima do Treze, sendo que só perdeu três finais para o Galo.

Outra situação que chamou a atenção após o confronto de ontem foi o tabu de quase quatro anos sem o Campinense conhecer uma derrota diante do Treze. A última vez que o Alvinegro bateu seu principal concorrente foi na semifinal do Campeonato Paraibano de 2013 – de lá para cá, 12 partidas sem derrotas do Rubro-Negro. Na história, o maior período de invencibilidade de um contra o outro foi registrado na década de 1970, quando a Raposa passou 25 jogos sem ser derrotada pelo Galo.

O empate deste domingo, na tabela de classificação do Campeonato Paraibano, acabou não sendo bom para nenhuma das duas equipes, apesar da manutenção das posições dentro do grupo dos quatro primeiros classificados. O Treze chegou aos 19 pontos e só permaneceu na quarta colocação porque o Paraíba de Cajazeiras arrancou um empate nos minutos finais do jogo contra o Serrano-PB, que chegou a estar vencendo por 2 a 0 (resultado que tirava o Galo do G-4). Para o Campinense, o prejuízo ficou por conta da distância para o Botafogo-PB, que venceu na rodada e elevou para cinco pontos a vantagem para a Raposa.

Pelo estadual, os Maiorais voltam a campo no próximo fim de semana, quando o Treze recebe o Paraíba no Estádio Presidente Vargas e o Campinense encara o Internacional-PB no Estádio Amigão. Os dois jogos acontecem às 16h, do domingo.

Globo Esporte PB

Recomendado pelo Google: