header top bar

section content

Thiago Silva e David Luiz se livram de sequelas da Copa e voltam a atuar juntos

Dois dos mais atingidos pelo fiasco do Brasil no Mundial de 2014, zagueiros voltam a ser escalados juntos como titulares depois de três anos, mas com status bastante diferente

Por Campelo Sousa

12/06/2017 às 17h04

David Luiz e Thiago Silva se encontraram com os sósias em 2015 (Foto: Reprodução/Instagram )

Thiago Silva e David Luiz eram ídolos, pilares de uma equipe com futuro brilhante, a aposta numa dupla de zaga que duraria anos e faria da seleção brasileira uma fortaleza. E pareciam tão conectados que Inspiraram até mesmo sósias infantis a viralizarem com uma foto antes da Copa do Mundo de 2014. Mas o torneio, que seria a consagração, pôs tudo abaixo.

Tanto é que apenas nesta terça-feira, três anos depois, no amistoso contra a Austrália, Thiago e David serão titulares juntos com a camisa do Brasil. Isso não acontecia desde a derrota por 3 a 0 para a Holanda, na decisão do terceiro lugar do Mundial, em Brasília.

THIAGO SILVA E DAVID LUIZ

Entre as Copas de 2010 e 2014: titulares juntos em 32 partidas da Seleção
Desde a Copa de 2014: nunca foram titulares juntos. David Luiz tem 13 jogos; Thiago Silva tem 10
O fiasco em casa respingou demais nos dois. Em Thiago Silva porque ele não estava em campo no 7×1, em razão de um cartão desnecessário. E em David Luiz pelo motivo oposto. Ele jogou muito mal a semifinal contra a Alemanha. Ambos voltaram depois disso, mas sempre sob um imenso radar de desconfiança.

Em 2017, o cenário é totalmente diferente. Antes titulares incontestáveis, agora os dois tentam recuperar o status de outrora na Seleção. Thiago Silva está mais adiantado. Capitão na derrota da última sexta-feira, 1 a 0 para a Argentina, ele foi um dos únicos três mantidos para esse segundo jogo na cidade de Melbourne. Está muito bem cotado para disputar o Mundial da Rússia, ano que vem, embora Marquinhos e Miranda sejam, hoje, os titulares da zaga.

David Luiz, por sua vez, fará sua estreia sob o comando de Tite, numa posição adaptada, a de volante. Ele já a exerceu no Chelsea, principalmente quando era treinado pelo português José Mourinho, mas hoje atua como um zagueiro com liberdade para compor o meio-campo.

Numa inglória disputa com Casemiro e Fernandinho, ambos com moral altíssimo na comissão técnica, o carismático David Luiz tentará ir à segunda Copa do Mundo.

O distanciamento entre os dois antigos pilares da defesa brasileira também se dá na esfera pessoal. Se antes viviam colados, Thiago e David não parecem mais tão entrosados fora de campo, embora só recebam elogios no que diz respeito ao comportamento no grupo.

Brasil e Austrália, com ambos titulares, se enfrentarão às 7h05 (horário de Brasília) desta terça-feira, no Melbourne Cricket Ground.

GE

Recomendado pelo Google: