header top bar

section content

Distância percorrida pelo Atlético de Cajazeiras é quase o triplo que a Raposa no Paraibano de 2018

Formato do Campeonato Paraibano de 2018 indica mais desgaste para as equipes do Sertão com relação à viagens. A Raposa vai fazer o menor trajeto entre os 10 times da elite do estado

Por Campelo Sousa

29/10/2017 às 09h00 • atualizado em 28/10/2017 às 19h09

No Paraibano 2018, Índio Ferreira vai comandar o Atlético de Cajazeiras nos 1542 km percorridos durante a primeira fase (Foto: Hévilla Wanderley / GloboEsporte.com/pb)

O formato do Campeonato Paraibano, escolhido para 2018, vai causar algumas divergências. Há quem reclame, por exemplo, que os times do Grupo B vão ter mais dificuldades que os do Grupo A – vale lembrar que as equipes de uma chave enfrentam, na primeira fase, apenas os da outra chave. A distância que cada clube vai atravessar para disputar os 10 jogos da fase classificatória. Para se ter uma ideia do desequilíbrio nesse quesito, o Atlético de Cajazeiras vai viajar quase três vezes a distância que o Campinense vai percorrer.

Representante do Grupo B, o Atlético vai enfrentar os adversários do Grupo A, como prevê o regulamento. O Trovão Azul vai sair de Cajazeiras, para João Pessoa, Campina Grande, Sousa e Patos, onde encara Botafogo-PB, Auto Esporte, Campinense, Sousa e Nacional de Patos, respectivamente. Tudo isso vai totalizar uma distância de 1542 km.

Enquanto isso, no outro lado da chave, o Campinense vai se deslocar bem menos. Como a Raposa vai ter pela frente, na primeira fase, dois adversários de Campina Grande – Treze e Serrano-PB – as viagens vão ser apenas para os jogos contra Atlético-PB, Desportiva Guarabira e CSP, totalizando um percurso de apenas mais ou menos 569 km.

O cenário parecido com o do Rubro-Negro é o do CSP, que vai ter pela frente Botafogo e Auto Esporte em João Pessoa. O Tigre vai totalizar uma distância de 889,4 km nos percursos da primeira fase.

Quanto ao Treze, time que vai ter enfrentar uma maratona no início do ano por causa das partidas contra o Cordino pela fase preliminar da Copa do Nordeste, vai percorrer 743,8 km no campeonato estadual. Já o atual campeão paraibano, o Botafogo de João Pessoa vai ter pela frente uma distância idêntica a do Auto Esporte. Ambos os clubes estão no Grupo A e vão viajar em torno de 856 km.

Já pelos lados de quem vai andar muito na primeira fase do estadual, quem vive uma situação parecida com a do Atlético de Cajazeiras, que lidera a classificação de deslocamento, é uma outra dupla do Sertão: Sousa e Nacional de Patos. Enquanto o Dinossauro é o segundo colocado da lista, com 1542 km distribuídos em viagens para Campina Grande (Treze e Serrano), Cajazeiras (Atlético), João Pessoa (CSP) e Guarabira (Desportiva), o Canário soma um pouco menos, 1503 km em adversários idênticos aos do Sousa.

GE

Tags:
Recomendado pelo Google: