header top bar

section content

Fora da Copa do Brasil, Belo tem desafio no estadual e meta a confirmar no Nordestão

Eliminação para o Atlético-MG pode ser um divisor de águas para o técnico Leston Júnior na sequência da temporada. Próximas semanas vão ser de definições no Paraibano e no regional

Por Globo Esporte PB

23/02/2018 às 09h31

A Copa do Brasil acabou para o Botafogo-PB.

A Copa do Brasil acabou para o Botafogo-PB. Mas ainda há muito a ser jogado nesta temporada, afinal, o time ainda está na disputa de três outras competições: o Campeonato Paraibano, a Copa do Nordeste e a Série C do Campeonato Brasileiro, que começa em abril. E, de forma mais imediata, o Belo tem dois desafios: se estabilizar no estadual para avançar de fase e administrar a vantagem conseguida no Nordestão para confirmar a já encaminhada classificação ao mata-mata.

Bom momento num grupo concorrido é perigoso

No Campeonato Paraibano, o momento do Botafogo-PB é inusitado. O time está bem e vem de uma vitória maiúscula sobre o Treze fora de casa por 4 a 2. No entanto, o Belo ainda é terceiro colocado do Grupo A, com 16 pontos, atrás do Campinense, que tem 19, e do Nacional de Patos, que possui a mesma pontuação dos pessoenses, mas levam a melhor no número de vitórias. E faltando apenas duas rodadas para o encerramento da primeira fase do estadual, o Alvinegro do técnico Leston Júnior vai ter dois jogos dentro de casa, no Estádio Almeidão.

Neste domingo, a partida vai ser contra a Desportiva Guarabira, e na décima rodada, o Atlético de Cajazeiras vai ser o adversário. Além de vencer os seus jogos, os botafoguenses vão precisar secar a Raposa e o Canário do Sertão se quiser terminar pelo menos entre os dois primeiros colocados da chave. Porém, um fato que preocupa é o Sousa, que está na quarta colocação, com 14 pontos e luta por uma vaga entre os três primeiros. Vale ressaltar que, pelo regulamento desta temporada, os quartos e quintos colocados de cada grupo vão disputar um quadrangular do rebaixamento.

Atual campeão, o Belo também é o maior vencedor do estadual na história do futebol da Paraíba e vai em busca do bicampeonato consecutivo.

No primeiro semestre, a Copa do Nordeste é o sonho de consumo

Desde que a Copa do Nordeste voltou a ser disputada, em 2013, o Botafogo-PB participou de quatro das cinco edições. E se as campanhas de 2014 até 2017 foram de frustrações, com quatro eliminações na fase de grupos, o desempenho em 2018 caminha para um desfecho diferente. O Belo venceu os três jogos que disputou no Grupo C, o Bahia fora de casa, e Náutico e Altos no Almeidão. Os triunfos deixaram o Alvinegro muito próximo da classificação para as quartas de final.

O cenário atual é o seguinte: O Belo acumula 9 pontos, com três jogos disputados. Favorito ao título do Nordestão, o Bahia é o segundo, com 3 pontos e duas partidas realizadas. O Náutico, que também ainda vai entrar em campo pela terceira rodada, vem na sequência, com apenas um ponto. O Altos possui a mesma pontuação do Timbu, mas tem um saldo de gols pior.

Para garantir a classificação antecipada no Grupo C, o Botafogo-PB precisa de mais dois pontos nas três últimas rodadas. Vale ressaltar que o Belo vai visitar o Altos e Náutico e encerrar a campanha na fase de grupos recebendo o Bahia no Estádio Almeidão.

O que planeja Leston Júnior?

A goleada aplicada pelo Atlético Mineiro deixou o técnico do Botafogo-PB visivelmente abatido. O time não só perdeu a invencibilidade na temporada, como expôs algumas deificiências da equipe, principalmente na recomposição das laterais. Após o apito final, durante a entrevista coletiva, Leston Júnior disse que precisava de um tempo para digerir o duro revés, mas que o Belo precisa seguir mantendo os pés no chão, priorizando objetivos mais próximos da realidade do clube.

– A Copa do Brasil é o campeonato do ano para o Atlético Mineiro, ambos os times deram tudo de si. Agora precisamos voltar as nossas atenções para o estadual e a Copa do Nordeste. São competições que estão mais próximas da nossa realidade. Mas é óbvio que foi uma derrota sofrida, precisamos senti-la e digeri-la. Só assim poderemos retomar o nosso foco para cumprir com as nossas metas – afirmou Leston.

Apesar da eliminação na Copa do Brasil, o Botafogo-PB ainda vai ter que conviver com a maratona de jogos por fazer na reta final da fase de grupos da Copa do Nordeste e no Campeonato Paraibano. Mesmo com um calendário enxugado pela CBF na temporada 2018, os desafios são ainda maiores, já que as competições se afunilam em períodos quase que simultâneos.

Fonte: Globo Esporte PB - https://globoesporte.globo.com/pb/futebol/times/botafogo-pb/noticia/fora-da-copa-do-brasil-belo-tem-desafio-no-estadual-e-meta-a-confirmar-no-nordestao.ghtml

Recomendado pelo Google: