header top bar

section content

Quadrangular da morte começa nesta quarta-feira com “abismo” entre os times

Enquanto o Nacional de Patos somou 19 pontos e teve a quarta melhor campanha geral da primeira fase, os outros três times do quadrangular, juntos, somaram apenas 16 pontos

Por Globo Esporte PB

07/03/2018 às 10h04 • atualizado em 07/03/2018 às 10h05

Técnico do Nacional de Patos, ficou indignado com o fato de o clube disputar o quadrangular da morte mesmo após campanha tão boa na primeira fase (Foto: Geovana Teixeira / Globoesporte.com)

O quadrangular da morte do Campeonato Paraibano começa nesta quarta-feira, e um ponto chama bastante atenção nesta fase: a disparidade entre a campanha do Nacional de Patos e as de Atlético de Cajazeiras, Auto Esporte e Nacional de Patos, que também vão brigar contra o rebaixamento. Para se ter uma ideia, o Canário do Sertão somou, na primeira fase, mais pontos que os três adversários juntos e, mesmo assim, vai ter que brigar de igual para igual com esses times contra a queda para a 2ª divisão de 2019.

O Nacional de Patos terminou a fase de grupos do Paraibano com a quarta melhor campanha geral entre os dez times que disputam a competição. O Canário somou 19 pontos no Grupo A e superou até mesmo o Treze, que foi o líder do Grupo B com 14 pontos e, com isso, avançou direto para as semifinais. E, mesmo fazendo essa boa campanha na primeira fase, os nacionalinos vão ter que disputar o quadrangular da morte com Auto Esporte (que somou apenas 3 pontos), Atlético de Cajazeiras (8 pontos) e Desportiva Guarabira (5). Juntos, esses três times somam apenas 16 pontos, 3 a menos que os 19 do Naça.

Isso se deu porque, de acordo com o regulamento do Campeonato Paraibano, os times do Grupo A (Campinense, Botafogo-PB, Sousa, Nacional de Patos e Auto Esporte) enfrentariam na primeira fase apenas as equipes da Chave B (Treze, CSP, Serrano-PB, Atlético-PB e Desportiva). E, ao longo das 10 rodadas da fase de grupos, ficou evidente a superioridade técnica dos times do A sobre os do B. Tanto que, num ranking geral dessa primeira fase, os quatro primeiros colocados são do Grupo A – Campinense (23), Botafogo-PB (22), Sousa (20) e Nacional de Patos (19) -, para só então aparecerem, da quinta à nona colocações, os cinco do Grupo B – Treze (14), CSP (13), Serrano-PB (11), Atlético-PB (8) e Desportiva (5) -, com o Auto Esporte (3) fechando a lista.

O quadrangular da morte do Campeonato Paraibano começa nesta quarta-feira, quando o Auto Esporte recebe o Atlético-PB às 20h30 no Almeidão, em João Pessoa. Já na quinta-feira, o Nacional de Patos vai à Guarabira enfrentar a Desportiva às 20h30, no Estádio Sílvio Porto.

Nesta fase, os quatro clubes se enfrentam no sistema de todos contra todos, em jogos de ida e volta, e, ao fim dessas seis rodadas, sem contar os pontos da primeira fase, os dois times que somarem menos pontos caem para a 2ª divisão do Campeonato Paraibano de 2019.

Fonte: Globo Esporte PB - https://globoesporte.globo.com/pb/noticia/quadrangular-da-morte-comeca-nesta-quarta-feira-com-abismo-entre-os-times.ghtml

Recomendado pelo Google: