header top bar

section content

Belo volta a vencer o Treze e vai à final do estadual com vantagem contra o Campinense

Com gol do zagueiro Lula ainda no primeiro tempo, Botafogo-PB passa pelo Galo no Amigão e vai fazer a decisão em dois jogos com a Raposa. O primeiro é na quarta-feira, no Amigão, e o segundo no domingo, no Almeidão

Por Globo Esporte PB

02/04/2018 às 09h52

"Time sem vergonha" é o protesto do torcedor do Galo no fim do jogo. #trtradicao

Depois de vencer o jogo de ida por 2 a 1 – no Almeidão, há uma semana -, o Botafogo-PB voltou a vencer o Treze no último domingo, no Amigão, desta vez por 1 a 0, e sacramentou a classificação para a final do Campeonato Paraibano. em jogo bastante movimentado e com a presença única da torcida do Galo, o Belo conseguiu abrir o placar ainda no primeiro tempo e segurar a vantagem até o fim do jogo. E agora vai enfrentar o Campinense em dois jogos que valem o título do estadual de 2018.

1º TEMPO: GALO BUSCA O GOL; O BELO CONSEGUE
Precisando da vitória para se classificar, o Treze tomou a iniciativa de ir para o ataque. Tinha mais a posse de bola e buscava mais o gol. Mas não era tão efetivo. E foi o Botafogo-PB que acabou chegando com mais perigo. Primeiro com Marcos Aurélio, que forçou Saulo a fazer boa defesa aos 27 minutos. E, apenas três minutos mais tarde, Lula abriu o placar para o Belo, aproveitando de cabeça uma excelente cobrança de falta de Mazinho. Apesar do baque sofrido, o Galo manteve o ritmo e chegou perto com Talisson e, mais ainda, com Dedé e Reinaldo Alagoano, que, em lances seguidos, forçaram Saulo a fazer boas defesas e evitar o empate.

2º TEMPO: GALO PRESSIONA, MAS BELO SEGURA
No segundo tempo, a iniciativa de ir ao ataque também foi do Treze. Precisando da virada, o Galo precisava mesmo ir para cima. E foi. Chegou com Leonardo Luiz, que viu Gladstone salvar sua finalização praticamente de cima da linha. Chegou com Marcelinho Paraíba, que fez grande defesa para evitar o empate dos donos da casa. Chegou com Ceará quase aproveitando cruzamento de Talisson. E chegou algumas outras vezes, em lances de menor relevância. Mas o Botafogo-PB também estava em campo. E em contra-ataques também levou perigo. Mas aproveitou a vantagem para jogar com mais tranquilidade, segurar o placar e garantir a classificação. Ainda houve tempo para, aos 41 minutos, Dedé ser expulso após dar um empurrão deliberado em Humberto quando a partida estava parada. No fim, vitória de quem foi mais efetivo na finalização.

AS PERDAS DO GALO (SERRANO-PB COMEMORA)
Com a eliminação antes da final do Campeonato Paraibano, o Treze não conseguiu as importantes classificações para as copas do Nordeste e do Brasil. Além disso, foi o único time que não somou pontos na semifinal e, por isso, ficou na quarta colocação geral do estadual. Assim, também não conseguiu garantir sua vaga na Série D de 2019. Essa vaga ficou com o Serrano-PB, que somou três pontos na outra semifinal, contra o Campinense, e, por isso, terminou o estadual como terceiro colocado. Dessa forma, o Galo só tem garantido, para 2019, o Campeonato Paraibano. Para disputar também o Brasileiro, vai ter que conseguir o acesso na Série D deste ano para poder disputar a Série C em 2019. Aliás, o Alvinegro de Campina Grande agora só volta a campo no dia 22 deste mês, contra o Vitória da Conquista, na estreia dos dois times na Quarta Divisão nacional.

BELO COM VANTAGEM NA FINAL
Agora o Botafogo-PB vai enfrentar o Campinense na decisão em jogos de ida e volta. O primeiro está marcado para a próxima quarta-feira e o segundo para o domingo. E não apenas isso. O Belo tem a vantagem de jogar por empate no somatório dos dois resultados e de fazer a partida de volta em casa, no Almeidão, em João Pessoa. Isso porque, somadas a primeira fase e as semifinais, o Alvinegro de João Pessoa somou mais pontos que o Campinense: 28 a 26. Assim, os dois times se enfrentam no Amigão na próxima quarta-feira e no Almeidão no domingo.

BELO COM CALENDÁRIO CHEIO EM 2019
Com a classificação para a final, o Botafogo-PB garantiu presença na Copa do Brasil de 2019 (com o Campinense) e, como também vai participar da Copa do Nordeste (também com o Campinense), vai ter agenda cheia no próximo ano, com as disputas ainda do Paraibano e do Campeonato Brasileiro.

Fonte: Globo Esporte PB - http://globoesporte.globo.com/pb/futebol/campeonato-paraibano/jogo/01-04-2018/treze-botafogo-pb/

Recomendado pelo Google: