header top bar

section content

Times de João Pessoa realizam torneio e arrecadam frascos de vidro para o Banco de Leite Humano

A ação acontecerá das 17h30 às 21h, no campo Boa Esperança, localizado por trás do novo Detran, no bairro do Valentina. Na ocasião, serão doados 30 frascos por cada time, o que totaliza uma média de 300 utensílios.

Por Priscila Belmont

17/05/2018 às 12h56

Banco de Leite - Foto: Ricardo Puppe

No próximo sábado (19), Dia Mundial de Doação de Leite Materno, cerca de 10 times do município de João Pessoa realizam torneio de futebol e arrecadam frascos de vidro para o Banco de Leite Humano Anita Cabral.

A ação acontecerá das 17h30 às 21h, no campo Boa Esperança, localizado por trás do novo Detran, no bairro do Valentina. Na ocasião, serão doados 30 frascos por cada time, o que totaliza uma média de 300 utensílios.

De acordo com a diretora do Banco de Leite Humano Anita Cabral, Thaise Ribeiro, a proposta da semana estadual de doação de leite materno é mobilizar toda a sociedade em favor de apoiar a causa, seja com as mulheres na doação de leite, seja com a comunidade em geral no apoio à causa através do incentivo ou até mesmo da doação de frascos de vidros para coleta e armazenamento de leite humano e enfatizou que “recebemos esse apoio com muito entusiasmo, pois vimos que a cada ano a proposta de mobilização da sociedade surte grandes resultados, no aumento da doação e também no incentivo dos homens pela causa”, comemorou.

O árbitro e organizador do torneio, Mauro Lima, detalhou que a ideia foi uma sugestão da esposa dele, que é enfermeira na Maternidade Frei Damião. “É gratificante poder ajudar, tanto a instituição como também os bebês que tanto necessitam do leite materno. A iniciativa representa uma grande alegria não só pra mim, mas também para todos da localidade que estão infiltrados nesse projeto de poder ajudar”, informou.

De acordo com a enfermeira da Maternidade Frei Damião, Suênia Tatiara idealizadora da ação, a iniciativa surgiu com o objetivo de ajudar ao banco de leite que necessita não apenas de doação do leite materno, mas também dos frascos, o que facilita o trabalho de doação por parte das mães doadoras. “Será uma oportunidade de praticarmos a solidariedade com o próximo, especialmente os bebês internos nas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs neonatais), que tanto precisam do leite materno para sobreviver”, defendeu.

Doações – Os frascos de vidro com tampa de plástico com rosca são os recomendados para coleta e armazenamento do leite materno. Para doar os utensílios, sugerir campanhas ou gincanas para arrecadação dos frascos é só ligar para o banco de leite mais próximo da sua casa ou para o Banco de Leite de Referência, Anita Cabral, a equipe do serviço fará a coleta nos locais que estiverem armazenados os utensílios. Para a coleta nas residências, é necessário o armazenamento de mais de 10 frascos. Não precisam estar limpos.

Para ser doadora de leite é só procurar o banco ou posto de coleta de leite humano mais próximo, estar amamentando o filho, estar saudável e ter excesso de produção de leite. O serviço de Rota Domiciliar irá até a residência da doadora e entregará o Kit Doação (frascos de vidro esterilizado, luvas, gorro e máscara). Além disso, a equipe prestará todas as orientações necessárias para o correto armazenamento e ainda comparece semanalmente ao domicílio da mãe para coletar a doação.

O telefone do Centro Estadual de Referência para Bancos de Leite Humano Anita Cabral para mais informações é (83) 3215-6047.

Secom PB

Recomendado pelo Google: