header top bar

section content

Grêmio erra todos pênaltis no Brasileirão e vai “dar tempo” em Luan como batedor

Renato deixa clara mudança após empate em 1 a 1 com Cruzeiro, mas não quer "crucificar" camisa 7

Por GE

23/08/2018 às 08h51

Renato Gaúcho (Foto: Lucas Uebel / Grêmio, DVG)

Às vésperas de uma decisão com a possibilidade de ser decidida na marca da cal, o Grêmio volta a apresentar problemas nas cobranças de pênalti. Na última partida do time titular antes do Estudiantes, nas oitavas de final da Libertadores, o Tricolor desperdiçou mais uma e empatou por 1 a 1 com o Cruzeiro, na noite de quarta-feira, pela 20ª rodada do Brasileirão.

A falha causa apreensão porque foi a quarta na competição. E o Tricolor carrega a marca negativa de ainda não ter balançado a rede desta forma no certame nacional. Luan errou mais uma penalidade, se tornou alvo da ira da torcida e vai ganhar “um tempo” do técnico Renato Gaúcho, que pede para o jogador não ser “crucificado”.

A decisão foi informada por pelo treinador logo após o jogo, em sua entrevista coletiva, quando perguntado sobre o assunto. É o segundo pênalti perdido por Luan neste Brasileirão, ambos após a Copa do Mundo. Antes de parar em Fábio, o atacante acertou a trave do Atlético-MG, embora na oportunidade o Tricolor tenha vencido por 2 a 0.

Além de Luan, Jael e Maicon erraram penalidades. Na vitória sobre o Flamengo por 2 a 0, antes de abrir o placar, o centroavante parou em Diego Alves. Já o capitão perdeu sua chance no triunfo por 2 a 0 sobre o Bahia. Neste caso, porém, o próprio meio-campista aparou o rebote para marcar. Ou seja, a falha de Luan na quarta-feira foi a primeira realmente “necessária” ao placar final.

– O Grêmio é o grupo que mais treina pênaltis no Brasil. Está disputando a Libertadores, até semana passada estava na Copa do Brasil. E a gente sabia que a qualquer momento poderia entrar numa decisão por penalidades. Não é por falta de treinamento. Ganhamos a Recopa nas cobranças de pênalti. Concordo que é uma média alta, temos que melhorar. Então, não estão tão erradas as coisas – defendeu Renato.

Pênaltis de Luan
Quatro gols (Independiente, Inter, Avenida e Goiás)
Dois erros (Atlético-MG e Cruzeiro)
Quatro erros em 2017 (Cruzeiro, Corinthians, Guaraní e Zamora)
Sobre Luan, recai o peso por carregar um histórico do ano passado. Embora o atacante tenha convertido sua cobrança no título da Recopa, contra o Independiente, na Arena, parou em Fábio também na semifinal da Copa do Brasil de 2017. Houve ainda dois erros na Libertadores, em goleadas sobre Guaraní-PAR e Zamora-VEN, e mais um em derrota para o Corinthians, pelo Brasileirão.

A escolha do camisa 7 como batedor principal da equipe será revista por Renato para os próximos compromissos. No entanto, o treinador defende seu jogador de críticas pelo atual momento. Bem na vitória sobre o Corinthians, no último sábado, Luan até fazia um jogo bom contra o Cruzeiro. Mas desperdiçou a cobrança decisiva. O próprio se defendeu e afirmou estar de “cabeça erguida”. Do seu comandante, ouviu mais apoio.

– Esses problemas dos jogadores não vou expor em público. O Luan fez uma belíssima partida contra o Corinthians, conversamos internamente. Não é que tenha jogado mal. Infelizmente errou o pênalti. Mas não podemos condená-lo. Tem crédito comigo, com todo mundo aqui. Pelo amor de Deus, não vamos crucificar um jogador que até um tempo atrás foi o melhor da América, que merecia estar na Copa do Mundo, na minha opinião – analisou o técnico gremista.

Resta a Renato, um exímio gestor de grupo, injetar confiança a seus comandados. Na próxima terça, o Tricolor tem pela frente o segundo jogo das oitavas de final da Libertadores, contra o Estudiantes, na Arena. Se vencer por 1 a 0, leva a classificação às quartas. Se devolver o 2 a 1 sofrido na Argentina, terá de decidir nos pênaltis.

Antes disso, no fim de semana, a tendência é de time reserva contra o Atlético-PR, pela 21ª rodada do Brasileirão. A partida está marcada para as 19h de sábado, na Arena da Baixada. O Grêmio é quarto colocado na competição, com 37 pontos.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/times/gremio/noticia/gremio-erra-todos-penaltis-no-brasileirao-e-vai-dar-tempo-em-luan-como-batedor.ghtml

Recomendado pelo Google: