header top bar

section content

Eixo-2022: Tite elege quarteto para guiar renovação da Seleção rumo ao Catar

Neymar, Coutinho, Casemiro e Marquinhos são escalados em todos os jogos e viram suporte tanto para os mais novos como para os veteranos

Por GE

11/10/2018 às 08h59 • atualizado em 11/10/2018 às 09h00

Quarteto mágico (Foto: Pedro Martins/Mowa Sports)

As escalações recentes da seleção brasileira indicam que Tite escolheu uma base para guiar a renovação da equipe até novembro de 2022, data da próxima Copa do Mundo, no Catar. Confirmados para a partida desta sexta-feira, contra a Arábia Saudita, Neymar, Coutinho, Casemiro e Marquinhos serão os únicos titulares nos três jogos depois do Mundial. E muito provavelmente serão mantidos também para o clássico diante da Argentina, na terça-feira.

O técnico avisou no anúncio da primeira lista que esse segundo semestre de 2018 serviria para conhecer mais de perto novos jogadores e colocá-los em campo. Isso tem acontecido. Os 23 convocados de setembro atuaram. Na sexta, será a vez do zagueiro Pablo estrear, com possibilidade de outros entrarem no segundo tempo, como Malcom, Walace e Lucas Moura.

Só esse quarteto foi sempre titular e se manteve em campo quase o tempo inteiro. A escolha tem suas razões. A primeira é técnica. Os quatro são reconhecidamente talentosos e faziam parte da equipe que encantou sob comando de Tite, na arrancada das eliminatórias.

Outro motivo é a idade. Neymar, Coutinho e Casemiro terão 30 anos no Catar. Marquinhos é ainda mais jovem. Fará 28 no ano da Copa do Mundo.

Os outros líderes da seleção brasileira terão que desafiar o tempo para chegar até lá. Daniel Alves, Miranda e Thiago Silva, os capitães mais frequentes, terão 39, 38 e 38 anos, respectivamente.

Até por isso, Tite oficializou Neymar como capitão da Seleção. Ele quer que seu camisa 10 assuma cada vez mais a responsabilidade de guiar os companheiros, não só com seu talento. Casemiro e Marquinhos também são citados quando o técnico trata da faixa ao longo de todo o ciclo.

Curioso é que o quarteto virou apoio não só dos mais jovens, mas também dos veteranos, que ainda não foram descartados por Tite. Na convocação do mês passado, por exemplo, Thiago Silva esteve presente. Agora é a vez de Miranda. Ambos atuando ao lado de Marquinhos, que se desiludiu bastante ao perder a condição de titular pouco antes da Copa do Mundo da Rússia, mas agora parece ter sido promovido ao posto de protagonista do setor.

Em outras posições, embora haja preferências momentâneas, as disputas estão mais abertas. Alisson continua sendo o número 1 do gol, mas Ederson deverá ter mais chances de atuar. A primeira será nesta sexta, contra a Arábia Saudita. O centroavante também está aberto, mas Gabriel Jesus, titular no jogo de Riade, agora está atrás de Roberto Firmino na fila.

Para esse amistoso, Tite certamente fará as seis alterações a que tem direito, mas uma enorme probabilidade é que seu quarteto, seu eixo principal, fique em campo o maior tempo possível.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/futebol/selecao-brasileira/noticia/eixo-2022-tite-elege-quarteto-para-guiar-renovacao-da-selecao-rumo-ao-catar.ghtml

Recomendado pelo Google: