header top bar

section content

Palmeiras e Grêmio colocam em xeque duelo entre melhores ataques e defesas do Brasil

Sensações, Verdão e Tricolor se enfrentam às 16h deste domingo, no Pacaembu

Por GE

14/10/2018 às 08h53

Palmeiras X Grêmio 9Foto: infoesporte)

Palmeiras e Grêmio se enfrentam neste domingo não apenas para manter viva a luta pelo topo da tabela do Brasileirão, mas também para comprovar o status de duas das melhores equipes do país. Os números e campanhas estão aí para comprovar: ambos estão entre os quatro melhores da Libertadores e também na briga pelo Nacional. Somado a isso, apresentam os ataques mais contundentes do país na temporada, assim como as defesas menos vazada.

Passadas 28 rodadas do Brasileirão, o Tricolor gaúcho se apresenta como o mais sólido sistema defensivo. Foi vazado apenas 16 vezes, o que dá uma média de 0,57 por jogo. O Palmeiras aparece na sequência, com 18, ou 0,64. Por outro lado, na temporada, a situação se inverte em relação ao ataque. O Verdão já balançou as redes em 98 oportunidades, enquanto os gaúchos anotaram 97.

Logo, o jogo pode servir para mudar a ordem as estatísticas dos dois times. Além de, claro, mexer na tabela. O Verdão é líder, com 56 pontos, e necessita ao menos de um empate para se manter isolado na ponta. Já o Grêmio é quinto, com 51, e busca reduzir a distância.

Palmeiras
O bom momento defensivo do Palmeiras passa diretamente pela chegada de Felipão ao clube. Para enfrentar a maratona de jogos válidos por Copa do Brasil, Libertadores e Brasileirão, o treinador optou por manter Antônio Carlos e Edu Dracena nas partidas de mata-mata e dar sequência para Luan e Gustavo Gómez no torneio nacional. Deu certo.

Em ascensão no Brasileirão, os palmeirenses, que não perdem há 13 rodadas na competição, sofreram apenas três gols no período que coincide com a saída de Roger Machado do clube e a chegada da nova comissão técnica.

No ataque, a responsabilidade de Felipão foi a de “recuperar” peças importantes para o sistema ofensivo. Dudu, por exemplo, voltou a ser decisivo. Deyverson, que havia marcado apenas um gol em 2018 antes da chegada do treinador, soma cinco gols no Brasileirão, dois deles nos clássicos contra Corinthians e São Paulo.

O artilheiro do Palmeiras no torneio é Willian, com nove gols. O maior goleador do Verdão na temporada é Miguel Borja, com 19 gols.

Grêmio
A força da defesa tricolor passa pelo estilo de jogo. Como característica, os gaúchos mantêm a posse de bola e sofrem pouco no sistema defensivo. E, quando há problemas atrás, contam a segurança de Geromel e Kannemann, além dos milagres de Marcelo Grohe.

Kannemann e Grohe, no entanto, desfalcam o Grêmio neste domingo. O argentino está a serviço da seleção argentina, enquanto o goleiro se recupera de uma lesão muscular na coxa direita. Ao longo da temporada, são 44 gols sofridos em 61 partidas, o que dá uma média de 0,72 por rodada.

Em relação ao ataque, as oportunidades surgem naturalmente. O talento de Luan aliado ao momento de Everton são os principais trunfos. A bola passa pelo pé do camisa 7 quase como um pré-requisito. É ele o principal organizador: aparece como o principal “garçom” do time, com 11 assistências, mesmo número de gols.

Everton é o artilheiro, com 17 tentos. O camisa 11, no entanto, também está fora, pelo mesmo problema de Grohe, o que custou, inclusive, seu corte da Seleção. Apesar disso, o poderio de fogo que estará em campo segue forte, já que Jael, com nove gols, e Alisson, com oito, também mostram a veia artilheira na temporada.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/rs/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/palmeiras-e-gremio-colocam-em-xeque-duelo-entre-melhores-ataques-e-defesas-do-brasil.ghtml

Recomendado pelo Google: