header top bar

section content

Supercampeões, históricos e decisivos: Cássio e Fábio fazem duelo de gigantes hoje pela Copa do Brasil

Goleiros têm estatísticas parecidas em cobranças de pênalti, e cruzeirense leva a melhor nos números gerais da temporada. Na Copa do Brasil, vantagem fica com o corintiano

Por GE

17/10/2018 às 08h43

Cássio e Fábio (Foto: Infoesporte)

O segundo e decisivo jogo da final da Copa do Brasil, às 21h45 desta quarta-feira, promete um duelo à parte entre dois dos principais goleiros do país. De um lado da Arena Corinthians, Cássio, 31 anos, campeão de absolutamente tudo com a camisa alvinegra. Na outra meta de Itaquera estará Fábio, 38 anos, também campeão de títulos importantes pelo Cruzeiro, além de ser o atleta com mais jogos na história do clube. Quem vai levar a melhor a gente não pode responder, mas a equipe do Espião Estatístico mostra como os dois goleiros estão em 2018 e o histórico de pênaltis de cada um.

A temporada
Muito pelo desempenho no Campeonato Brasileiro, os números de Fábio no ano são melhores do que os do Cássio. O cruzeirense leva vantagem no aproveitamento, jogos sem sofrer gol e média de gols sofridos por partida.

Já na Copa do Brasil, a superioridade nas estatísticas é de Cássio. Com o mesmo número de jogos e aproveitamento de pontos que o rival, o corintiano é melhor nos quesitos individuais.

Na marca da cal
Nas cobranças de pênaltis, Corinthians derrota o Palmeiras e fica com o título paulista

Caso o Corinthians vença no tempo normal por um gol de diferença, o título da Copa do Brasil de 2018 será decidido nos pênaltis. E aí dá para dizer que, se depender dessa dupla, o duelo fica ainda mais indefinido. Além de ótimos goleiros, Fábio e Cássio são daqueles que crescem numa decisão, que ficam gigantes perante a quem vai fazer a cobrança.

Pegamos os números dos dois desde 2015 em pênaltis, e o resultado é um grande equilíbrio. O jogador do Cruzeiro, que teve menos cobranças contra, tem uma pequena superioridade. O aproveitamento de Fábio na marca da cal é de 34%, contra 32% de Cássio.

Vale lembrar que ambos já tiveram em disputas de pênalti em 2018. Em 11 cobranças no Campeonato Paulista, diante de São Paulo (semi) e Palmeiras (final), Cássio defendeu quatro – 36,4% de aproveitamento que garantiram o título estadual. E Fábio, nas quartas de final da Copa do Brasil, defendeu os três chutes dos jogadores do Santos.

Históricos de respeito
Desde 2012 no Parque São Jorge, Cássio conquistou todos os títulos possíveis com a camisa do Corinthians. Um Mundial (2012), uma Libertadores (2012), uma Recopa (2013), dois Brasileiros (2015 e 2017) e três Paulistas (2013, 2017 e 2018). Com esse belo currículo, Cássio é considerado por muitos o maior goleiro da história do clube.

Do lado da Raposa, a trajetória de Fábio é inquestionável. Nesta quarta, chegará à 799ª partida pelo Cruzeiro e também tem uma bela lista de troféus: dois Brasileirões (2013 e 2014), duas Copas do Brasil (2000, como reserva, e 2017) e seis Campeonatos Mineiros (2006, 2008, 2009, 2011, 2014 e 2018).

Fonte: GE - https://sportv.globo.com/site/programas/troca-de-passes/noticia/supercampeoes-historicos-e-decisivos-cassio-e-fabio-fazem-duelo-de-gigantes-em-itaquera.ghtml

Recomendado pelo Google: