header top bar

section content

O quebra-cabeça de Dorival: treinador junta os cacos e busca nova formação no Flamengo

Com três titulares suspensos, além de outros desfalques por motivos variados, técnico terá de montar novo time após repetir escalação em 6 jogos. Veja as opções e escale a equipe ideal

Por GE

13/11/2018 às 08h04 • atualizado em 13/11/2018 às 08h05

Flamengo (Foto: Gilvan de Souza / Flamengo)

O Flamengo junta os cacos para salvar o que restou da temporada. Embora o título brasileiro ainda seja possível na matemática, internamente o clube jogou a toalha, mas ainda há uma vaga direta na Libertadores a conquistar. Não bastasse o desânimo do elenco, o técnico Dorival Junior terá que quebrar a cabeça para montar o time, pela primeira vez repleto de desfalques sob sua direção.

Lucas Paquetá, Willian Arão e Renê estão suspensos. Com isso, após seis jogos, Dorival terá de alterar a formação. Funcionou bem em uma sequência positiva de vitórias, mas caiu de rendimento nos últimos três jogos – dois deles confrontos direto no Brasileirão. Além da derrota para o Botafogo, no sábado, foram dois empates (contra São Paulo e Palmeiras). Para o confronto de quinta-feira, contra o Santos, são três desfalques de seu time titular.

– São três jogadores importantes. É claro que preocupa. É natural que façam falta. Mas temos que encontrar soluções dentro do grupo. O Flamengo tem um excelente elenco. Temos ótimas opções. Todos estão preparados, e não tenho dúvida de que quem entrar terá condições de representar o Flamengo. Teremos um time recomposto contra o Santos – disse Dorival, sem dar pista sobre os escolhidos.

DESFALQUES
Paquetá, Arão e Renê (suspensos)
Geuvânio e Juan (lesionados)
Lincoln (seleção sub-20)
Trauco (seleção peruana)

Geuvânio, lesionado, e Trauco, com a seleção peruana, e Lincoln, com a seleção sub-20, engrossam a lista de problemas, embora não sejam titulares. O lateral, no entanto, seria a opção natural para a vaga de Renê. Nesta terça-feira, a expectativa é que Dorival comece a esboçar a equipe, no treino às 16h, no Ninho do Urubu.

Quem entra no lugar de Paquetá?
Principal jogador do Flamengo e artilheiro do time no Brasileirão, Paquetá ficará fora pela primeira vez desde que Dorival desembarcou na Gávea, no fim de setembro. Chance para Diego começar como titular pela primeira vez sob o comando do treinador.

Seria a opção natural, mas o desfalque de Willian Arão pode fazer com que Diego entre no lugar do volante, um pouco mais recuado. Nesse caso, Marlos Moreno entraria no time, com Vitinho jogando mais centralizado. É uma formação possível, mas improvável, uma vez que Dorival teria de mexer no posicionamento de vários jogadores.

Quem entra na vaga de Arão?
Elogiado por Dorival na semana passada, Rômulo desponta como favorito para a posição. Seria a primeira grande oportunidade do volante, que jogou apenas alguns minutos do Fla-Flu com Dorival.

Ele disputa posição com o paraguaio Piris da Motta. Nessa formação, Cuéllar jogaria um pouco mais adiantado para ajudar na criação. O jovem Jean Lucas seria outra opção, mas ele não vem sendo aproveitado e desponta como azarão.

Quem entra na vaga de Renê?
O mais provável é que Dorival Junior improvise Pará na esquerda, com Rodinei voltando ao time titular. O camisa 2 agrada o treinador e entrou ao longo das últimas duas partidas.

Uma possibilidade seria usar Michael, lateral-esquerdo do sub-20. No entanto, o jovem, relacionado em algumas partidas recentes, não treinou com os profissionais nesta segunda, o que praticamente inviabiliza seu aproveitamento na quinta entre os titulares.

Uma terceira possibilidade, ainda mais remota, seria usar o time com três zagueiros. Após o treino desta segunda, Rhodolfo conversou com a comissão técnica.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/futebol/times/flamengo/noticia/o-quebra-cabeca-de-dorival-treinador-junta-os-cacos-e-busca-nova-formacao-no-flamengo.ghtml

Recomendado pelo Google: