header top bar

section content

Sete times brigam pela última vaga no G-6 do Brasileirão; veja chances e reta final de cada um

Galo, Furacão e Santos brigam ponto a ponto pelo sexto lugar; Flu, Bahia, Botafogo e Corinthians correm por fora. Número mágico pelo G-6, segundo Tristão Garcia, é 57 pontos

Por GE

14/11/2018 às 08h44 • atualizado em 14/11/2018 às 08h45

Corinthians, Botafogo, Bahia e Fluminense: risco de Z-4, mas chance de G-6 (Foto: Marcos Ribolli)

Atlético-MG, Atlético-PR e Santos brigam ponto a ponto por um lugar no G-6 do Brasileirão e, consequentemente, uma vaga na Libertadores de 2019. Porém, Fluminense, Bahia, Botafogo e Corinthians ainda têm chances e correm por fora nessa disputa. Com mais cinco rodadas pela frente, o GloboEsporte.com faz um Raio-X.

O número mágico do G-6, segundo o matemático Tristão Garcia (do site Infobola), é 57 pontos. Atlético-MG (47), Atlético-PR (46) e Santos (46) estão na frente. Fluminense (com 41), Bahia (com 41), Botafogo (com 41) e Corinthians (com 40) correm por fora, com menos de 2% de chance.

O Cruzeiro, nono, com 46 pontos, já está garantido na Libertadores-2019 por ter sido campeão da Copa do Brasil. Palmeiras (67 pontos) e Internacional (62) também estão classificados. Flamengo (60), Grêmio (58) e São Paulo (58) estão muito próximos de confirmar a vaga.

Atlético-PR e Flu ainda estão na Copa Sul-Americana (no jogo de ida da semifinal, vitória rubro-negra por 2 a 0 na Baixada). Se um deles for campeão do torneio continental, conquista uma vaga direta na fase de grupos da Libertadores e abre outra vaga pelo Brasileirão.

Atlético-MG – 38% (sexto, com 47 pontos)
O Galo só depende das próprias forças para terminar no G-6. Ele faz um confronto direto com o Santos em SP. Antes, enfrenta o já rebaixado Paraná Clube, o ameaçado Bahia e o vice-líder Inter. O Atlético-MG encerra sua participação diante do Botafogo em Minas.

Paraná (F), Bahia (C), Inter (F), Santos (F) e Botafogo (C)
Precisa de três vitórias e um empate em cinco jogos
Atlético-PR – 30% (sétimo, com 46 pontos)
O Furacão já não depende das próprias forças para terminar no G-6, já que ele precisa secar o Galo. Além disso, o Atlético-PR – que não tem nenhuma vitória fora – visita Vasco e Vitória em sequência. Porém, um título da Sul-Americana garantiria vaga já na fase de grupos.

Vasco (F), Vitória (F), Corinthians (C), Ceará (C) e Flamengo (F)
Precisa de três vitórias e dois empates para alcançar os 57 pontos
Santos – 30% (oitavo, com 46 pontos)

Visita um time que briga pelo título (Flamengo) e um que luta contra a queda (América-MG). Depois, encara dois concorrentes diretos em casa: Botafogo e Atlético-MG. Fecha o Brasileirão contra o Sport, fora de casa. Oitavo, precisa superar o Galo e secar o Furacão.

Flamengo (F), América (F), Botafogo (C), Atlético-MG (C) e Sport (F)
Precisa de três vitórias e dois empates para alcançar o número mágico

Fluminense – 1% (10°, com 41 pontos)
Já não alcança os 57 pontos (pode chegar, no máximo, a 56). Então, terá que torcer para que essa média histórica caia. O Fla, por exemplo, terminou em sexto, com 56 pontos, em 2017. O caminho pelo Brasileirão tem jogos contra os líderes Palmeiras e Inter, ambos fora de casa.

Palmeiras (F), Ceará (C), Bahia (F), Inter (F) e América (C)
Precisa vencer todas e secar os concorrentes diretos
Bahia – 2% (11°, com 41 pontos)
Tem 2% de chance (mais do que o Fluminense) porque faz três jogos em casa. O Tricolor recebe Ceará, Fluminense e Cruzeiro e visita Atlético-MG e América-MG. Se o Atlético-PR for campeão da Sul-Americana, as chances aumentam.

Ceará (C), Atlético-MG (F), Fluminense (C), América (F) e Cruzeiro (C)
Precisa vencer todas e secar os concorrentes diretos

Botafogo – 1% (12°, com 41 pontos)
Assim como Flu e Bahia, também tem chances remotas. Precisa de uma arrancada para subir de 12° para sexto. O Botafogo visita Santos e Galo nesta reta final. Se vencer essas duas, pode sonhar com o G-6. Um título do Atlético-PR na Sul-Americana aumentaria a chance alvinegra.

Chapecoense (F), Inter (C), Santos (F), Paraná (C) e Atlético-MG (F)
Precisa vencer todas e secar os concorrentes diretos
Corinthians – 1% (13°, com 40 pontos)
Flu, Bahia, Botafogo e Corinthians ainda correm risco de Z-4, mas uma arrancada pode mudar o foco para o G-6. O Timão visita Cruzeiro, Atlético-PR e Grêmio e recebe Vasco e Chapecoense. A distância para o Atlético-MG, que fecha o G-6, é de sete pontos. Missão complicada.

Cruzeiro (F), Vasco (C), Atlético-PR (F), Chapecoense (C) e Grêmio (F)
Precisa vencer todas e secar os concorrentes diretos

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/pr/futebol/brasileirao-serie-a/noticia/sete-times-brigam-pela-ultima-vaga-no-g-6-do-brasileirao-veja-chances-e-reta-final-de-cada-um.ghtml

Recomendado pelo Google: