header top bar

section content

Procurador-geral do TJDF-PB dá parecer favorável à inclusão de Auto e Desportiva no Paraibano

Relatório não tem efeito prático, mas pode auxiliar o presidente do tribunal a tomar a sua decisão acerca do pedido de liminar ingressado pelos dois clubes, que foram rebaixados este ano

Por GEPB

19/12/2018 às 08h36

Auto Esporte e Desportiva Guarabira foram as duas piores equipes do Paraibano 2018 (Foto: Edgley Lemos / GE)

O Auto Esporte e a Desportiva Guarabira conseguiram uma importante vitória na Justiça Desportiva. É que o procurador-geral interino do Tribunal de Justiça Desportiva de Futebol (TJDF-PB), Pablo Juan Nóbrega, concedeu um parecer favorável a parte do pedido de liminar ingressado pelos dois clubes. Segundo o procurador, em seu relatório, o Macaco e o Azulão do Brejo deveriam ser incluídos no Campeonato Paraibano de 2019, tendo em vista que a Operação Cartola deu à luz vários casos graves de supostas manipulações de resultados no estadual deste ano. Na edição de 2018 do torneio, Auto e Desportiva foram os dois rebaixados.

Ainda de acordo com o procurador, vários dirigentes de clubes foram banidos do futebol e, segundo o Código Disciplinar da Fifa, os times também podem ser eliminados de uma competição por conta de malfeitos de seus diretores.

Apesar disso, o relatório discorda do pedido de liminar que solicita os rebaixamentos de Campinense e Botafogo-PB, que, segundo os departamentos jurídicos de Auto Esporte e Desportiva Guarabira, foram os dois clubes mais benecifiados pelas supostas irregularidades. O parecer, no entanto, não tem efeito prático, mas, para o presidente do Macaco, Helamã Nascimento, trata-se de uma primeira vitória. Agora, o dirigente aguarda para os próximos dias a decisão do presidente do TJDF-PB, Ricardo Barros, sobre esse pedido da liminar. Se o parecer for acompanhado pela presidência da casa, o Paraibano 2019 pode acabar sendo realizado com 12 clubes, e não 10.

– Ganhamos a primeira batalha. Espero que o resultado saia nos próximos dias porque se trata de uma urgência. E a FPF precisa ser notificada logo do resultado. Saindo a liminar, caso o Auto Esporte seja incluído na competição, já vamos começar a trabalhar. Mas, claro, vamos pedir o adiamento do campeonato. Espero que o presidente emita seu parecer logo, porque o que a gente pede é o mínimo de justiça – analisou.

Fonte: GEPB - https://globoesporte.globo.com/pb/noticia/procurador-geral-do-tjdf-pb-da-parecer-favoravel-a-inclusao-de-auto-e-desportiva-no-paraibano.ghtml

Recomendado pelo Google: