header top bar

section content

Campeão mundial em 1966 e autor de “defesa do século” contra Pelé, Gordon Banks morre aos 81 anos

Ex-goleiro da seleção inglesa vinha lutando contra câncer nos rins nos últimos anos. Ex-jogador de Stoke e Leicester City, Banks defendeu a seleção inglesa em 73 jogos, disputando duas Copas

Por GE

12/02/2019 às 08h13

Gordon Banks (Foto: Reuters)

Um dos maiores goleiros da história do futebol mundial, Gordon Banks morreu na manhã desta terça-feira, aos 81 anos, depois de uma longa batalha contra um tumor nos rins. A notícia surgiu na imprensa inglesa e foi confirmada pelo Stoke City, ex-clube do arqueiro, que anunciou a morte de Banks nas redes sociais após contato com a família, que apontou que o ídolo inglês “morreu tranquilamente durante a noite”.

A Fifa logo se manifestou sobre a morte de Banks, lembrando que o goleiro foi “um dos maiores goleiros da história” e ofereceu “memórias esplêndidas” nas Copas do Mundo. A principal delas foi a chamada “Defesa do Século” protagonizada pelo inglês diante de cabeçada de Pelé no Mundial de 1970.

Autor de defesa do século
Nascido em Sheffield, Banks iniciou a carreira no Chesterfield, onde ficou por um ano e chamou a atenção do Leicester. Com os Foxes, ganhou notoriedade ao chegar à final da Copa da Inglaterra e chegou à seleção inglesa. Depois de sete anos, rumou para o Stoky City, clube que defendeu por seis temporadas antes de se aventurar no Fort Lauderdale Strikers, dos Estados Unidos – rival, na época, do Cosmos, de Pelé.

Foi com a camisa do Leicester que Banks chegou à seleção inglesa, em 1963. Na Copa do Mundo seguinte, três anos depois, já era titular absoluto do English Team e atuou em todas as seis partidas para a conquista do título mundial em casa – levando apenas três gols na campanha: um na semifinal contra Portugal e dois na final diante da Alemanha. Banks somou 721 minutos sem deixar passar nenhum gol na ocasião.

Além do título mundial, um feito na Copa do Mundo seguinte, em 1970, foi fundamental para colocá-lo como um dos maiores da história: a chamada “Defesa do Século”. Em duelo contra o Brasil, na primeira fase do Mundial de 1970, no México, o goleiro impediu que uma cabeçada de Pelé balançasse as redes inglesas – em um lance considerado como praticamente impossível.

Banks encerrou a carreira em 1978, tendo ainda uma participação relâmpago em um clássico irlandês, defendendo o St. Patrick. Ao todo, defendeu a seleção inglesa em 73 partidas – entrando em campo 755 vezes por seus clubes. Foi nomeado “Goleiro do ano” pela Fifa por seis anos consecutivos, entre 1966 e 1971.

Repercussão e homenagens
Além dos Stoke City, o Leicester fez questão de prestar homenagens a seu ex-goleiro, assim como a Federação Inglesa – através do perfil oficial do English Team. Atletas históricos do futebol na Terra da Rainha, como Michael Owen, por exemplo, também se manifestaram.

Geoff Hurst, autor de três gols na vitória de 4 a 2 na final da Copa do Mundo de 1966 contra a Alemanha Ocidental em Wembley, prestou homenagem ao amigo nas redes sociais.

– Muito triste ao saber que Gordon morreu. Um dos maiores – destacou Hurst.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-ingles/noticia/campeao-mundial-em-1966-e-autor-de-defesa-do-seculo-contra-pele-gordon-banks-morre-aos-81-anos.ghtml

Recomendado pelo Google: