header top bar

section content

“Senhor Champions”, Cristiano Ronaldo vive outro lado da moeda na atual edição

Maior artilheiro da competição, atacante da Juventus tem apenas um gol marcado até o momento, seu pior desempenho desde a temporada 2005/06

Por GE

21/02/2019 às 08h46

Cristiano Ronaldo na derrota por 2 a 0 para o Atlético de Madrid (Foto: REUTERS/Juan Medina)

Não convém duvidar dos craques. Uma jogada genial, uma vitória arrancada na raça, uma reação inesperada podem ser o estopim para a virada. Mas Cristiano Ronaldo vai precisar de tudo isso e muito mais para evitar que a atual Liga dos Campeões da Uefa fique marcada como uma das piores da sua vitoriosa carreira.

No aspecto coletivo, a Juventus vai depender muito do seu principal jogador para se recuperar da derrota desta quarta-feira por 2 a 0 para o Atlético de Madri, no estádio Metropolitano, no jogo de ida das oitavas de final. Só que nesta temporada o camisa 7 português parece outro jogador quando entra em campo pela Champions League.

Maior artilheiro da história da competição, com 122 gols, Cristiano Ronaldo teve uma queda vertiginosa no faro goleador na primeira vez que disputa a competição continental pela Juventus: apenas um gol em seis partidas disputadas na Liga dos Campeões até o momento. Se não voltar a marcar no torneio, repetirá o desempenho de quando ainda era só uma promessa: a última vez que saiu da Champions com apenas um gol foi na temporada 2005/06, pelo Manchester United.

Expulsão na estreia e gol em derrota para ex-equipe

Se no Campeonato Italiano, ele é o Cristiano Ronaldo de sempre, artilheiro isolado com 19 gols, na Champions tem tido desempenho irreconhecível. CR7 foi expulso logo em seu primeiro jogo na competição pela Juventus, na vitória por 2 a 0 sobre o Valencia. Fora do jogo seguinte, vitória por 3 a 0 sobre o Young Boys, voltou no 1 a 0 da Juventus sobre o Manchester United. Seu único gol até aqui nesta Champions foi marcado na derrota por 2 a 1 para o seu ex-time, em Manchester, na quarta rodada. Depois, nada mais. Cristiano Ronaldo teve nesta temporada seu pior desempenho na fase de grupos da Champions nos últimos dez anos – em 2008/09, ainda no Manchester, não fez nenhum gol antes do mata-mata.

Provocação ao Atlético de Madrid: “Tenho cinco Champions”

Na derrota para o Atlético de Madrid, no jogo de ida das oitavas de final, além de novamente passar em branco, Cristiano Ronaldo ainda demonstrou pouco espírito esportivo ao deixar o estádio Metropolitano. Vaiado pelos torcedores atleticanos durante o jogo, o ex-atacante do Real Madrid provocou na saída de campo, mostrando a mão aberta em alusão aos seus cinco títulos europeus, dois deles ganhos em finais contra o rival da capital espanhola.

Ao passar pela zona de entrevistas, repetiu o gesto, dessa vez confirmando com palavras o alvo:

– Eu tenho cinco Champions, o Atlético, zero – disse para os jornalistas.

Cristiano Ronaldo disputa a fase de grupos da Liga dos Campeões da Uefa desde a temporada 2003/04, sua primeira no Manchester United. Marcou o primeiro gol apenas na edição de 2005/06, em um jogo da fase preliminar da competição europeia, contra o Debreceni.

CR7 não cai nas oitavas da Champions desde a temporada 2009/10

Depois disso, não parou mais, e desde a temporada 2010/11 marca ao menos dez gols por edição na Champions. Já foi sete vezes artilheiro da competição, incluindo as últimas seis. É dele também o recorde de gols numa só Champions: 17 em 2013/14.

Para fazer tantos gols, é preciso estar sempre indo longe no torneio. Além dos cinco títulos – um pelo Manchester United (2007/08) e quatro no Real Madrid (2013/14, 2015/16, 2016/17 e 2017/18) -, Cristiano Ronaldo tem um vice-campeonato (2008/09) e quatro semifinais (uma pelo Manchester, três no Real).

A última vez que Cristiano Ronaldo parou nas oitavas foi na temporada 2009/10, quando o Real caiu diante do Lyon no primeiro mata-mata. Se não quiser ser eliminado tão cedo novamente, o camisa 7 vai precisar de um jogo perto da perfeição da Juventus na partida de volta, dia 12 de março, em Turim. E a Juventus, naturalmente, conta com o retorno do faro goleador do seu atacante. Uma vocação artilheira que anda meio sumida. Mas convém não duvidar dos craques.

Fonte: GE - https://globoesporte.globo.com/futebol/futebol-internacional/futebol-italiano/noticia/senhor-champions-cristiano-ronaldo-vive-outro-lado-da-moeda-na-atual-edicao.ghtml

Recomendado pelo Google: